5 dicas para fazer a limpeza de suas persianas e cortinas

5 dicas para fazer a limpeza de suas persianas e cortinas

27.03.2020

 

Nos últimos dias acompanhamos em todos os noticiários muitas informações sobre os cuidados básicos de higiene pessoal para evitar a contaminação com o COVID-19 – coronavírus. Mas, você sabe como limpar corretamente as suas cortinas e persianas?

O processo é simples e rápido na maioria dos modelos, mas tudo irá depender da sua cortina, dimensão e composição dos tecidos. Por isso, para ajudar você nessa tarefa, separamos 5 dicas de como deixar as suas persianas e cortinas limpas:

 

  1. Cortina Rolô | Rolô Double Vision

Desenrole totalmente a cortina, deixando-a totalmente aberta, com o todo o tecido de fora. Use um aspirador com bocal escova em ambas faces da cortina, independente da composição do tecido. A primeira parte é fundamental para tirar todo o pó e os micro-organismos presentes nele.

 

Umedeça um pano com álcool e passe em toda superfície da base e das tampinhas laterais da cortina, nos trilhos inferiores de alumínio. Nos cordões de acionamento, repita o mesmo procedimento passando um pano umedecido com álcool.

 

Muito cuidado para não encostar no tecido, pois cortinas em poliéster ou algodão, podem manchar ou danificar o tecido.


No caso da Rolô Double Vision, além de seguir os passos anteriores, passe aspirador de pó internamente entre os tecidos que compõem a cortina.
Cortina Rolô com Tela Solar SOLTIS 99 com acionamento motorizado. Projeto: Carlos Lemos

Se o tecido da sua cortina for tela solar com PVC ou Blackout com PVC, após o uso do aspirador, realize a limpeza por assepsia com álcool e desinfetantes - sem cloro e incolores - para não manchar o tecido. Após esses passos deixe secar naturalmente sem esfregar o tecido.
 

ATENÇÃO: tecidos de algodão ou qualquer outra fibra natural, não podem receber nenhum tipo de umidade direta, correndo risco de encolher ou deformar as fibras do tecido.



2. Persiana Horizontal em Madeira ou Bamboo

 

As persianas horizontais são conhecidas por sua versatilidade e facilidade na limpeza. Os modelos feitos em madeira ou bamboo, por serem materiais naturais, exigem um cuidado redobrado.

 

Qualquer contato da persiana com produtos químicos pode gerar manchas e deformações nas lâminas, por se tratar de um produto natural. Não use panos úmidos em hipótese alguma!

 

 A limpeza destes modelos deve ser realizada com aspirador bocal escova em ambos os lados da persiana. Caso você observe algum excesso de pó, passe um pano seco.

 

Umedeça um pano com álcool e passe nos cordões de acionamento, fazendo movimentos de cima para baixo, sem encostar nas lâminas.

Persiana Horizontal de madeira 63mm com acionamento Monocorrente Lateral. Projeto Luiz Sentinger.

 


3. Persianas em Alumínio

 

O alumínio por ser um material mais resistente permite que você limpe com pano úmido em água, esfregando suavemente. Se preferir, pode umedecer um pano em álcool e passar nas lâminas.

 

Não use desinfetantes, cloro ou produtos químicos, pois pode causar corrosão nas lâminas, assim como em qualquer produto colorido.

 

Nos cordões de acionamento, seguem as mesmas recomendações anteriores, um pano úmido em álcool é suficiente para deixá-lo limpo e desinfetado.
Persiana Horizontal de alumínio 50mm com acionamento monocorrente lateral.


4. Persianas Verticais

 

Esse modelo de cortina deve ser limpo com aspirador utilizando o bocal escova e faça movimentos leves, evitando que ela despenda do cabide de sustentação.

 

Use um pano úmido com álcool para limpar os cordões de acionamento, cuidando para evitar o contato direto com o tecido.



5. Tecidos 100% poliéster

 

Além dos modelos que já falamos, é importante ficar atento à composição do tecido da sua cortina ou persiana. Para realizar a limpeza nesse tipo de material, além de passar aspirador com bocal escova, passe um pano levemente umedecido pela frente e um pano seco atrás, fazendo compressões caso queira retirar pequenas manchas.

 

JAMAIS esfregue o tecido, pois pode danificar o material e estragar a sua cortina.

A limpeza dos emissores (controles remotos) pode ser feita passando pano umedecido com álcool.



Dica importante: ao abrir sua janela para o ar circular, recolha sua cortina, assim você evitará que ela se danifique, absorva a sujeira e deixe o ambiente mais arejado.
 

Se você tiver qualquer dúvida fale com um profissional especializado, ou entre em contato conosco.

 

Para saber mais dicas de arquitetura, design, manutenção, tendências e inspirações assine nossa newsletter!

 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000