O que é Boiserie e como utilizar na decoração da casa?

O que é Boiserie e como utilizar na decoração da casa?

11.11.2021

Quem é ligado em decoração já percebeu que muito do que era utilizado no passado está sendo reinventado e acrescentado como itens de decoração contemporânea. Podemos usar como exemplo o crochê e o bordado usados em detalhes como almofadas; ou então o uso da cor dourada nos ambientes, que antes era sinônimo de riqueza por causa do seu uso exclusivo da realeza.

E seguindo essa linha da nobreza, um adorno que surgiu lá entre os séculos XVII e XVIII, vem ganhando força na decoração. As boiseries invadiram as paredes das casas para ficar. Elas podem ser combinadas tanto com um estilo clássico e elegante, quanto com um estilo mais urbano e despojado.

Fonte: Pinterest

O que é boiserie?

Boiseri (da pronúncia boaserrí) é uma técnica de revestimento que insere molduras nas paredes, que surgiu na realeza francesa, como parte do movimento artístico Rococó. O objetivo das boiseries era o isolamento térmico e dar privacidade aos cômodos, além de um toque clássico à decoração.

Na época, as molduras eram feitas apenas de madeira e produzidas por artistas carpinteiros. Hoje é possível reproduzir a técnica com outros materiais além da madeira, como o gesso, plástico, cimento e poliuretano. Assim como os materiais, o formato da boiserie também pode ser diferente. As molduras com arabescos e bordas detalhadas oferecem um visual mais clássico, já as de linhas retas remetem ao estilo contemporâneo. Mas independente do material ou formato, as boiseries entregam o mesmo resultado: elegância.

 

Fonte: Pinterest

 

Como inserir a boiserie na decoração

Como essa técnica é mais clássica, antes de inserir no seu ambiente, é importante primeiro definir qual será o estilo da sua decoração: se mais tradicional ou mais moderna. Se caso decidir por algo mais clássico e refinado, as boiseries com arabescos e bordas detalhadas são uma boa opção, apenas preste atenção para não exagerar no resto da decoração e pesar o ambiente. Elas podem ser aplicadas em suíte do casal, quartos de bebê e salas de jantar.

Já se preferir algo mais minimalista e contemporâneo, invista em molduras em linhas retas, sem muitos detalhes. Elas podem ser usadas em salas de estar, quartos de adolescentes e jovens adultos, hall de entrada e até mesmo em banheiros.

 

Fonte: Pinterest

 

Uma dica importante para não errar é não pintar a parede e a boiserie de cores diferentes, utilize sempre a mesma tonalidade para ambas as partes. Se quiser destacar a técnica, utilize cores fortes nas paredes ou quadros que possam preencher os formatos das molduras.

Outra dica também é inserir espelhos dentro da boiserie, isso porque além de criar um efeito visual interessante, o espelho traz funcionalidade e garante a sensação de amplitude do espaço. E falando em sensações, você também pode brincar com a iluminação para ressaltar a boiserie, entregando profundidade ao ambiente.

 

Fonte: Pinterest

Animado(a) para inserir a boiserie no decor da sua casa? Que tal escolher a melhor cortina para combinar com essa técnica sofisticada? Continue acessando  o nosso site  e conheça as nossas cortinas e persianas.

Leia também: 2022: Tendências de arquitetura e decoração para o próximo ano

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000