Os encantos da Cambará Contêiner inspirada nas Tiny Houses

Os encantos da Cambará Contêiner inspirada nas Tiny Houses

24.10.2019

Seguindo o conceito do minimalismo, tanto na arquitetura, quanto no estilo de vida, nasceu a Cambará Contêiner, uma pousada com muito charme e uma vista esplêndida para os vales de Cambará do Sul. Localizada nos campos de cima da Serra, no Rio Grande do Sul, o espaço mescla o estilo industrial dos contêineres, ao rústico da madeira e o verde natural, uma verdadeira expressão do  exuberante das montanhas. O projeto é assinado pelo arquiteto Saymon Dall Alba, com a execução da arquiteta Mégui Pezzi Dal Bó.

 

(Créditos Foto: Guilherme Jordani)

 

 (Créditos Foto: Guilherme Jordani)

 

A estrutura é composta por dois bangalôs, cada um deles recebe dois contêineres, cortados na lateral e unidos para ampliar a área. Além disso, são apoiados sobre sapatas de concreto, para Saymon esse é o diferencial da pousada: “Uma das facilidades dessa construção é a possibilidade de movimentar a estrutura de um ponto a outro. Por exemplo, se a localização da pousada não for mais a ideal, se há outro terreno, conseguimos adaptar a estrutura a uma nova sapata.”

 

(Créditos Foto: Guilherme Jordani)

 

O piso foi mantido o original dos contêineres, com o compensado naval, que além de ser resistente lembra o rústico das embarcações. “O que também é bacana é que temos um piso natural, preservando as imperfeições que ele mesmo tem. Só acrescentamos detalhes em piso de porcelanato na parte da cozinha e da lareira.” - acrescenta Dall Alba.

 

(Créditos Foto: Guilherme Jordani)

 

(Créditos Foto: Guilherme Jordani)

 

A iluminação natural fica por conta das generosas janelas com Persianas Horizontais 25mm de alumínio da Persol Persianas, que foram adquiridas na revenda Inovare de Caxias do Sul. Por suas propriedades autoextinguíveis, e que não propagam chamas, a escolha foi realizada em função da segurança, para que não seja atingida por alguma faísca da lareira. Um modelo clássico e atemporal, que alia funcionalidade e durabilidade. Em função da possibilidade de movimentar as lâminas, as persianas entregam proteção solar ao interior do ambiente e privacidade aos hospedes, sem perder o visual externo. Além de claro, ter um apelo visual estético que ficou perfeito com o projeto.

 

(Créditos Foto: Guilherme Jordani)

 

Contém o necessário

Um manifesto à acumulação e ao consumo desenfreado, as Tiny Houses, do inglês, pequenas casas, nos propõem a refletir sobre o espaço, que deve conter somente o necessário para uma família. Assim, a Cambará Contêiner é inovadora e traz esse conceito à tona.

 

(Créditos Foto: Guilherme Jordani)

 

(Créditos Foto: Guilherme Jordani)

 

O diferencial é que ao retornarmos de uma longa caminhada, encontramos todo o aconchego e sofisticação de um lugar inconfundível. “A Tiny House é uma tendência que vem ganhando força agora, muito em função das pessoas quererem se desligar um pouco dessa correria, desse fluxo desenfreado de compras e consumo, viramos acumuladores dentro das nossas próprias casas. Não é por que tu estás num ambiente minimalista ou sem excesso que tem que ter desconforto. Então ali, por mais que seja pequena, todo o conforto é mantido. ”- afirma Saymon.

 

(Créditos Foto: Guilherme Jordani)

 

(Créditos Foto: Guilherme Jordani)

 

A pousada foi inaugurada em março deste ano, e inclusive, em dias de semana, recebe um grande número de turistas. Para visitar a pousada, a reserva deve ser feita pelo Airbnb, site destinado ao agendamento de programas turísticos, restaurantes e estadias, direto pela conta da proprietária, Carina Boff.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000