250 anos de Porto Alegre: uma comemoração cheia de história, cultura, turismo e inovação

250 anos de Porto Alegre: uma comemoração cheia de história, cultura, turismo e inovação

25.03.2022

Com 250 anos de história e um crescimento significativo ao apelo turístico, bem-vindo à Porto Alegre! 
E não é à toa que a nem tão jovem capital dos pampas vem se destacando como a principal tendência turística do Brasil para 2022. Conforme divulgado pelo Ministério do Turismo, sua diversidade é muito refletida na sua gastronomia, nas diversas opções de vida noturna, atrações culturais e lazer. 
E de pensar que essa pluralidade começou com a chegada de imigrantes, impulsionada pela instalação do governo de José Marcelino de Figueiredo, um ano depois da criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, em 26 de março de 1772. Mas essa trajetória ainda vai longe e por isso, neste dia comemorativo, resolvemos resgatá-la para você.


Revitalizações e mundanças culturais


Um dos motivos de Porto Alegre ter sido elencada pelo Minsitério do Turismo como uma das 25 cidades tendência, foi a sua excelente estrutura hoteleira e seus produtos que atendem muito bem os setores de turismo de experiência e gastronômico. Há também diversos parques que oferecem aos turistas o contato direto com a natureza da capital e, muitos deles, com opções de atividades de esporte, lazer e cultura. 
As iniciativas de revitalizações dos espaços públicos também já repercutem como atrativos da capital gaúcha, tanto para porto-alegrenses, quanto para os viajantes. Isso porque, conforme dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o perfil de interesse do visitante de Porto Alegre, em geral, é caracterizado pela procura por viagens em família ou em pequenos grupos de amigos, que buscam por atividades de lazer e ao ar livre, como piqueniques e passeios de barco.
Os trechos totalmente renovados da Orla do Guaíba, assim como o Cais Embarcadeiro e o muro da Mauá representam essa nova fase da cidade, que oferece justamente o que os visitantes estão buscando. O Mercado Público de Porto Alegre agora começa a ser restaurado, para se juntar e agregar ainda mais opções de passeios.

 


Orla do Guaíba – Foto André Ávila/RBS

 

Saúde e Segurança

 

Depois de cerca de dois anos, podemos desfrutar um pouco mais da liberdade de viajar e conhecer novos lugares. E a importância da vacinação e a obrigatoriedade do passaporte da vacina acabaram se tornando fatores importantes para as pessoas decidirem visitar mais as cidades. De acordo com a declaração do secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, ao jornal GZH, esse é o caso de Porto Alegre. A cidade é uma das capitais que mais vacina contra a Covid-19 no país, sem falar que possui uma das melhores estruturas hospitalares e ambulatoriais do Brasil. Isso faz da cidade um lugar seguro para visitar e viver.

 

Eventos Internacionais

 

Neste ano de 2022, Porto Alegre sediará pela primeira vez o South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, colocando a cidade como um dos roteiros para o turismo de negócios. Com o objetivo de fomentar negócios dentro do ecossistema e promover conexões entre startups, grandes empresas e fundos de investimentos mundiais, a escolha da cidade-sede não foi por acaso. 
Com mais de 1 mil startups e 15 parques tecnológicos com referência continental, o estado do Rio Grande do Sul é um dos líderes na transição para a economia digital na América do Sul. E trazer o evento South Summit ao Brasil pode colocar o país como referência no mapa mundial do empreendedorismo, inovação e tecnologia.
O South Summit é um evento realizado desde 2012 em Madrid, na Espanha, e é reconhecido como uma plataforma global de inovaçao e conexão entre os principais participantes do mundo dos negócios. O evento vai acontecer em maio, entre os dias 4, 5 e 6, nos pavilhões do Cais do Porto.

 


Imagem: Divulgação/South Summit

 

O Aniversário 

 

Comemorações é o que não faltam, afinal, são 250 anos de uma cidade. O calendário de eventos do aniversário começou ainda em setembro de 2021 e seguirá até o dia 31 de dezembro de 2022. Você pode conferir todas as atividades aqui.
No dia de hoje, uma das principais atrações será Maria Rita que se apresentará no do Baile da Cidade, que acontece hoje a partir das 20h, no Parque Farroupilha. A cantora retorna à terra natal da sua mãe, Elis Regina, para fazer parte dessa celebração.

 

 

Foto destaque: Obra de Iberê Camargo – Foto: Rômulo Fialdini
Referências: Gaúcha ZH, Prefeitura de Porto Alegre e Canal Tech.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000