5 erros mais comuns no combate ao coronavírus

5 erros mais comuns no combate ao coronavírus

06.04.2020

Nessas últimas semanas buscamos trazer conteúdos úteis e que possam auxiliar o nosso público a manter a calma e a tranquilidade, mas não baixar a guarda com os cuidados essenciais.

 

Sabemos que ainda há uma longa jornada pela frente, e por mais clichê que pareça, mesmo com todas as informações disponíveis na TV, Rádio, redes sociais e portais de notícia ainda há muito descuido e negligência que acabam piorando a situação. Nós listamos 5 erros mais comuns no combate ao coronavírus:

 

 

  1. Não higienizar direito as mãos e ambientes

 

É muito importante manter as mãos higienizadas sempre que precisar tocar em algum lugar público. Caso você não tenha como lavar as mãos com água e sabão, o álcool em gel é uma ótima solução. Mas lembre-se: nada de fazer estoque de produtos em casa, pois os profissionais da saúde e outras tantas pessoas podem precisar.

 

  1. Não respeitar o isolamento social

 

Exceto os profissionais de saúde e trabalhadores de serviços essenciais como supermercados e farmácias, a recomendação da Organização Mundial de Saúde é para que todos fiquem em casa. 

 

Por mais que dê vontade de passear na rua, aproveitar os dias lindos desse início de outono é muito importante respeitar a decisão das autoridades. Quanto mais ficarmos em casa nesse momento, mais rápido sairemos para as ruas e estaremos livre dessa pandemia.

 

  1. Tomar medicação equivocada para tratar ou prevenir a doença

 

Esse erro, infelizmente, não acontece só agora. A automedicação é um problema que deve ser combatido em qualquer época. Ainda não há nenhuma vacina, medicamento ou substância que atue no combate do COVID-19. Por isso, é muito importante evitar qualquer tipo de medicação desconhecida ou que prometa milagres. Afinal, diversas universidades brasileiras e do mundo inteiro estão nesse momento pesquisando e testando uma possível cura dessa doença. Vamos confiar em quem realmente estudou sobre o assunto!

 

  1. Compartilhar informação falsa (fake News)

 

Esse item se não é o mais perigoso, é um dos que mais afeta o mundo inteiro. São milhares de promessas, receitas e informações falsas que circulam, principalmente pelos grupos de Whatsapp.

A dica é simples: não acredite em tudo que você lê. Busque as fontes e se realmente procede a informação. Se você tiver dúvidas, o mais aconselhado é perguntar ao seu médico de confiança (por ligação ou mensagem), ou buscar lugares de fontes oficiais como o Ministério da Saúde e a OMS.  

 

  1. O uso de máscara é correto ou não?

 

Primeiramente, o uso de máscara era descartado pelas autoridades como maneira eficaz de combate à disseminação do vírus. A OMS recomendava que apenas profissionais de saúde e pessoas com sintomas ou com casos confirmados da COVID-19 deveriam fazer o uso do equipamento.

 

No entanto, diante da falta do produto nas prateleiras e do avanço do novo coronavírus, o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta disse, nesta quarta-feira (1) que "qualquer pessoa" pode fazer máscaras de pano como barreira.

 

Um estudo feito nos Estados Unidos, em 2008, pela PLoS One, mediu o número de partículas que se acumulam nos lados das máscaras. A pesquisa comprovou que as N95 bloqueiam melhor as partículas respiratórias do que as cirúrgicas, sendo ainda mais eficientes do que as caseiras feitas de pano. Mesmo que não sejam as mais adequadas, ainda fornecem alguma proteção.

 

Ou seja, você pode usar máscaras feitas de pano, mas deve adotar medidas cautelosas, como não prolongar o uso delas e ter um cuidado extra com a higienização.

 

 

Gostou do conteúdo? Se tiver dúvidas ou quiser sugerir novos assuntos é só nos enviar uma mensagem pelas redes sociais. Será um prazer conversar com você!

 

Facebook

Instagram

 

 

 Fontes: Ministério da Saúde

Canal Tech

Saúde – Abril

Bem-estar

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000