974: Conheça o Estádio “desmontável” da Copa do Mundo do Qatar

01.12.2022
Hoje completa 11 dias da 22ª Edição da Copa do Mundo da Fifa, e não se fala em outra coisa: será que vem o Hexa para o Brasil? Aqui na Persol vamos torcendo para essa conquista. Mas além do show com a bola nos pés, Qatar nos apresentou a um show diferente: a ousadia e inovação na arquitetura.
Não podemos negar que cada palco de jogo surpreende pela imponência e tecnologia que foram investidos. No entanto, um desses estádios é o que mais nos chamou a atenção. Localizado em Doha, capital do Qatar, o 974 é o único estádio à beira-mar e, após a Copa, ele será desmontado. Vem entender!
Às margens do Golfo Pérsico. Foto: David Ramos / Getty Images
O 974
Às margens do Golfo Pérsico, o estádio homenageia o comércio marítimo do Qatar. Ele foi construído com o uso de módulos de aço e exatos 974 contêineres certificados, que dão o nome ao estádio. Bem diferente do padrão Fifa, os contêineres ficam à mostra, apresentando suas diferentes cores, lembrando um pouco do jogo de montar Lego. O conceito da estrutura foi desenvolvido pelos arquitetos do escritório Fenwick Iribarren, que resultou em uma arena moderna, diferente e totalmente inovadora com capacidade de abrigar cerca de 44 mil pessoas.
O Estádio construído com 974 contêineres. Foto: Gabriel Carneiro / Uol Esportes
O contêiner de número 974 fica na entrada do estádio e nele estão escritas mensagens de boas-vindas em 13 idiomas diferentes. É o lugar preferido dos torcedores para fazer fotos.
O número 974 também é o código internacional telefônico do país.
O contêiner de número 974 na entrada do Estádio. Foto: Matthew Ashton – AMA / Getty Images
Estádio desmontável e sustentabilidade
Isso mesmo, depois do último jogo pela Copa do Mundo, o Estádio 974 será totalmente desmontado. Não deixar elefantes brancos desocupados como legado do campeonato era uma preocupação do Qatar, daí surge a ideia de montar um estádio completamente desmontável e reutilizável. O projeto também permite a flexibilidade de reconstruir a arena com a mesma capacidade em outro local, ou diversos espaços menores erguidos com os mesmos materiais.
Na arquibancada, os assentos e outros componentes também poderão ser reutilizados na construção de uma nova arena, ou até mesmo em parques populares e cedidos para outros países.
Estrutura interna e arquibancadas. Foto: Igor Siqueira / UOL
O estádio recebeu a certificação cinco estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global, tanto para o projeto quanto para a construção. O Qatar acredita que ele será referência para outros estádios sustentáveis no mundo inteiro.
Os Jogos
O 974 vai apresentar no total sete partidas, sendo seis da fase de grupos e uma das oitavas de final. Na última segunda-feira, 28/11, o Brasil jogou nesse estádio contra a Suíça pelo Grupo G, venceu por 1x0 e garantiu a classificação para as oitavas de final.
Há ainda dois jogos que serão realizados nessa arena: Suécia contra a Suíça, no dia 02/12, às 16h e, dia 05/12, pelas oitavas de final. Se o Brasil se classificar em primeiro na chave de grupos, é a nossa seleção que se apresentará no último jogo do 974, lutando por uma vaga nas quartas de final.
Jogo no Estádio 974. Foto: Gabriel Carneiro / UOL Esporte
Conheça mais sobre o Estádio 974 no site oficial da Fifa.
Leia também: Motor Wi-Fi: quais as vantagens para cortinas, persianas e toldos?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
SÃO JOSÉ - SC
48 3049-8900- R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
- CEP 88122-001
JUNDIAÍ - SP
11 4431-6600- Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
- CEP 13213-180
LAURO DE FREITAS - BA
71-98796 7006- Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
- CEP 42700-000