Além das cortinas e persianas: elementos construtivos que ajudam a bloquear o sol
13.08.2025
A arquitetura contemporânea valoriza cada vez mais componentes elegantes e multifuncionais, que integram estética, praticidade e sofisticação nas residências e edifícios comerciais. Cada material arquitetônico tem o poder de transformar por completo a atmosfera dos ambientes internos e externos, sempre respeitando as necessidades e demandas de cada cliente.
Quando falamos em proteção solar, é essencial buscar soluções que sejam aliadas do conforto térmico e do controle da luz natural. Cortinas e persianas são indispensáveis nesse quesito, porém, para alcançar um desempenho ainda mais eficiente, é preciso olhar para a arquitetura como um todo.
No conteúdo de hoje, você vai conhecer elementos construtivos que ajudam a bloquear a incidência direta do sol, reduzem o aquecimento dos espaços e contribuem para projetos mais sustentáveis, confortáveis e encantadores.
Brise-soleils
Também conhecido como “quebra-sol”, o brise-soleil tem origem francesa e é amplamente utilizado para controlar a chegada de luz e reduzir o calor nos projetos arquitetônicos. Com diferentes possibilidades de modelos e materiais, ele pode ser composto por lâminas, chapas perfuradas ou painéis de madeira, concreto, alumínio ou outros metais. É muito comum em fachadas de edifícios públicos e comerciais, podendo ser instalado na posição horizontal ou vertical, com estruturas fixas ou móveis.
Em construções residenciais, além de garantir conforto térmico em varandas, jardins e terraços, o brise proporciona mais privacidade, reduz o consumo de energia e valoriza a estética dos espaços. Para um bom posicionamento, é fundamental considerar a orientação solar ao longo do dia e do ano. Em regiões mais quentes, onde o sol costuma estar mais alto, os brises horizontais são mais eficazes para bloquear a luz direta. Já em áreas de clima frio, onde a iluminação solar é desejada para aquecimento passivo, os brises verticais permitem a entrada controlada de luminosidade.

Cobogós
Criado em 1929, o cobogó nasceu em Recife pelas mãos de três engenheiros: o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernest August Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góes. O nome “cobogó” surgiu da junção das primeiras sílabas dos sobrenomes desses profissionais. Sua popularização se deu graças ao arquiteto Lúcio Costa, que aos poucos passou a incorporá-lo em seus projetos.
Inspirado na cultura árabe, o cobogó é um elemento vazado, como tijolos ou painéis, que pode ser feito de cerâmica, cimento, barro, mármore, vidro ou outros materiais. Muito usado em fachadas, paredes externas, divisórias decorativas e ambientes integrados, permite a entrada controlada de luz natural sem impedir a ventilação. A luminosidade que atravessa os vazados projeta sombras geométricas sobre pisos e paredes, criando um efeito visual que torna o espaço mais aconchegante, fresco e sofisticado.

Pergolados
Perfeitos para áreas externas, jardins verticais e quiosques, os pergolados surgiram na Itália como suporte para parreiras de uvas. Compostos por colunas e vigas paralelas que formam uma estrutura vazada, eles barram a incidência direta do sol, proporcionando sombra e ventilação aos espaços. É possível construí-los com diversos materiais, como metal, plásticos sustentáveis e, o mais tradicional, madeira, com ou sem cobertura adicional, que fornece proteção contra chuva e condições climáticas adversas.
Na Persol, os toldos também são excelentes soluções para fachadas, quiosques, vitrines, sacadas e áreas externas. Eles oferecem proteção térmica, reduzindo a entrada de calor nos ambientes, além de garantirem bloqueio solar eficiente. O acionamento pode ser manual ou motorizado, com acessórios opcionais como sensores de sol e vento, além de guias laterais com ou sem zíper.
Clique aqui e saiba mais sobre os toldos da Persol!

Muxarabis
Principal inspiração para o brasileiro Cobogó, o Muxarabi, ou Mashrabiya, tem raízes árabes e é utilizado na arquitetura islâmica, especialmente em construções no Oriente Médio e no norte da África. Tradicionalmente feito com treliças de madeira trabalhada em padrões geométricos, hoje também pode ser encontrado em versões de metal, PVC e materiais recicláveis.
Além de permitir a passagem de ar e luz, o Muxarabi bloqueia a radiação solar direta sem impedir a iluminação natural, garante a privacidade visual e pode ser aplicado como painel decorativo, divisória interna, janela, fachada, porta ou até em móveis. Tudo isso com um toque sofisticado e estiloso, criando um jogo de sombras que valoriza qualquer composição.

Cada um desses elementos mostra como a arquitetura pode ser uma aliada poderosa na busca por conforto térmico, eficiência e estética. E quando essas soluções construtivas se unem às cortinas e persianas da Persol, o resultado é um projeto completo: funcional, sofisticado e adaptado às necessidades de cada espaço. Conte com a nossa variedade de modelos, tecidos e tecnologias para complementar sua obra com proteção solar e beleza em todos os detalhes!
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
SÃO JOSÉ - SC
48 3049-8900- R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
- CEP 88122-001
JUNDIAÍ - SP
11 4431-6600- Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
- CEP 13213-180
LAURO DE FREITAS - BA
71-98796 7006- Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
- CEP 42700-000