Arquitetura sensível: a ascensão dos espaços que priorizam conforto visual e acústico
18.07.2025
Quando falamos em arquitetura contemporânea, uma nova perspectiva tem ganhado destaque: a da sensibilidade. Espaços que focam não apenas na estética visual, mas também em criar cenários que contam histórias e guardam memórias através de sensações.
No conteúdo de hoje, vamos falar sobre os principais pontos da arquitetura sensível e como ela vem transformando cada vez mais os ambientes modernos.
O que é a arquitetura sensível?
A necessidade de estar em lugares que nos fazem sentir bem vem crescendo nos últimos anos. A preferência por um design que proporcione conforto físico e emocional se tornou um aspecto primordial para quem tem uma rotina agitada e valoriza ficar em casa, aproveitando a paz e a privacidade que uma residência acolhedora pode oferecer.
A arquitetura sensível surge desse conceito. Focada em projetos que despertam sensações, emoções e memórias, essa abordagem utiliza diversos elementos como luz, texturas, cores, sons e aromas para moldar experiências e conectar pessoas com os espaços que elas ocupam.
Explorando os sentidos
Visão, tato, audição, olfato e paladar — esses sentidos podem parecer básicos para alguns, mas, quando bem explorados, têm o poder de transformar completamente a energia de um ambiente. Na arquitetura sensível, a escolha dos materiais e detalhes decorativos é essencial para construir a atmosfera ideal para o perfil de cada pessoa.
Itens como pinturas, tapetes, almofadas, mantas e móveis trazem à tona cores e texturas que dialogam com o conceito de aconchego em um projeto. O uso de plantas, flores, incensos ou velas aromáticas contribui para um espaço mais convidativo e agradável por meio do aroma. Já elementos sonoros, como fontes de água, músicas relaxantes ou jardins internos, modificam a acústica e melhoram a qualidade de vida.

Harmonia e sustentabilidade
Integrar a natureza ao planejamento arquitetônico também é um dos fatores que contribuem para criar a sintonia entre pessoas e lugares. Práticas sustentáveis, como o uso de móveis em madeira, pedras naturais em bancadas, tecidos ecológicos e a presença de jardins, promovem um estilo de vida mais tranquilo e despertam sensações de pertencimento e aconchego.
Além disso, a harmonia na disposição dos móveis é fundamental para que o ambiente flua com leveza. Avaliar as proporções, a circulação e a funcionalidade de cada peça no espaço é o que garante conforto visual e equilíbrio entre estética e bem-estar.
Iluminação e conforto
A escolha das cortinas e persianas certas pode transformar completamente a percepção de um ambiente. Cada cômodo demanda um tipo específico de luz natural, e por isso, optar por tecidos com o fator de abertura ideal permite controlar a entrada de luminosidade de forma eficiente. Isso garante conforto térmico, protege móveis e objetos da exposição constante aos raios solares e ainda preserva a conexão com o exterior.
Cortinas bem selecionadas, além de serem elementos funcionais, ajudam a criar transições sutis entre o público e o íntimo, delimitando áreas privativas com elegância e propósito. Na Persol, oferecemos uma variedade de modelos em mais de 60 Collections, com funcionalidades, cores e texturas que vão além do design, traduzindo sensações como calor, frescor, acolhimento e leveza, e contribuindo para os princípios da arquitetura sensível.

Acreditamos que cada lugar deve refletir não só a identidade, mas também o bem-estar de quem o habita. Porque, quando o design encontra o propósito, os detalhes têm o poder de transformar projetos em experiências sensoriais e memoráveis. Escolha sentir. Escolha Persol.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
SÃO JOSÉ - SC
48 3049-8900- R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
- CEP 88122-001
JUNDIAÍ - SP
11 4431-6600- Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
- CEP 13213-180
LAURO DE FREITAS - BA
71-98796 7006- Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
- CEP 42700-000