As culturas que inspiraram e influenciaram as janelas brasileiras
02.04.2026
Um olhar para as raízes históricas que moldaram as janelas no Brasil.
Não é segredo que o Brasil é um país construído a partir da pluralidade. Povos indígenas, colonizadores europeus, imigrantes de diferentes partes do mundo e influências africanas ajudaram a trazer riqueza e diversidade para a nossa identidade cultural. E essa mistura não se revela apenas na música, na culinária ou nos costumes: ela também é encontrada na arquitetura.
Pode não parecer, mas até as janelas brasileiras carregam essa história. Elas contam sobre clima, adaptação, tradição, estética e tecnologia. Além disso, elas são elementos que refletem a maneira como cada cultura aprendeu a lidar com a luz, o calor, a ventilação e a privacidade.
No conteúdo a seguir, vamos falar sobre como cada nação trouxe a sua própria maneira de viver a luz para o Brasil.
As culturas que moldaram as janelas brasileiras
A influência portuguesa foi a primeira grande marca nas construções brasileiras. No período colonial, cidades como Salvador, Olinda e Ouro Preto consolidaram o uso de janelas com venezianas, caixilhos de madeira e sistemas pensados para ventilação cruzada e proteção contra o excesso de sol, fundamentais em um clima tropical como o nosso.

Com o passar dos séculos, novas culturas deixaram suas impressões. A imigração italiana, forte no Sul e Sudeste do Brasil, especialmente na Serra Gaúcha e em cidades do interior de São Paulo, trouxe inspirações na arquitetura europeia: esquadrias, preocupação com proporção e simetria, forte presença da madeira e soluções que equilibravam iluminação natural e conforto térmico.
A influência alemã também foi significativa na arquitetura brasileira, principalmente nas cidades de Blumenau e Pomerode, em Santa Catarina. Casas com janelas menores, vidros duplos e bem vedados e com isolamento térmico passaram a fazer parte da paisagem brasileira, adaptadas ao clima mais frio.
Já as contribuições francesas e inglesas, muito presentes na arquitetura de São Paulo e do Rio de Janeiro, grandes centros urbanos do século XIX, influenciaram o uso de grandes aberturas, sacadas e vitrais decorativos, ampliando o papel da janela como elemento estético.

E não podemos deixar de reconhecer a influência da arquitetura modernista brasileira, que reinterpretou todas essas referências juntas. Em cidades como Brasília, projetada por Oscar Niemeyer, grandes panos de vidro e fachadas integradas valorizam a entrada abundante de luz natural e a conexão entre interior e exterior.
Com a Persol, não importa o modelo da janela, oferecemos um portfólio completo para quem busca compor ambientes únicos, independente do espaço, design e necessidade.
Conheça o nosso catálogo e descubra infinitas possibilidades.
Já estamos presentes em mais de 5 milhões de janelas por todo o Brasil, sempre com a missão de entregar produtos que aliam tecnologia, bem-estar e personalização. Com tantas opções à sua disposição, escolher Persol é ter a certeza de que cada projeto será tratado com o cuidado e a sofisticação que ele merece!
Quando a história inspira novos olhares
As janelas brasileiras são resultado de encontros culturais e evoluções técnicas e climáticas ao longo dos séculos. Elas refletem tradição, inovação e a busca constante por equilíbrio entre estética e funcionalidade. Ao observar uma janela no Brasil, enxergamos história, identidade e a forma como diferentes povos aprenderam a dialogar com a luz.

Continue acompanhando o nosso blog e descubra como cada uma dessas culturas influenciou materiais, formatos e soluções para janelas ao longo do tempo. Afinal, compreender o passado é o primeiro passo para projetar o futuro da arquitetura com mais intenção e significado!
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
SÃO JOSÉ - SC
48 3049-8900- R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
- CEP 88122-001
JUNDIAÍ - SP
11 4431-6600- Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
- CEP 13213-180
LAURO DE FREITAS - BA
71-98796 7006- Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
- CEP 42700-000