Como a inteligência artificial muda a relação do consumidor com o design
26.07.2024
A inteligência artificial apresenta um novo olhar para o mundo do design de interiores, tanto em consumo quanto em tendências
As novidades de tecnologia, especialmente relacionadas à inteligência artificial, cada vez mais transformam a maneira como enxergamos o mundo, trazendo novas oportunidades e possibilidades para o futuro. Assim, claro, o impacto também afeta o consumo e as nossas relações com as mais diversas áreas, incluindo o design. No conteúdo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre como a inteligência artificial muda a relação do consumidor com o design.
Inteligência artificial estimula novas visões no design
Segundo os especialistas da EUROPOL (European Union Agency for Law Enforcement Cooperation), 90% do conteúdo online será gerado por IA até 2026. O índice alto é apenas um dos que nos mostram o amplo espaço sendo ocupado pela inteligência artificial em nossas vidas. No que se relaciona ao design, já acompanhamos ambientes sendo projetados com auxílio de ferramentas de IA, com produtos, texturas e cores completamente digitais.
“A estética, de forma geral, abrange cores oníricas, linhas líquidas, texturas sensoriais, formas exageradas e elementos inspirados em desenho animado, bem como uma estética digital no mundo físico”, conforme aponta a Hanne Lima, especialista da WGSN para a Casa & Jardim.
Foto: Celia Hadeler Website / Divulgação
Além disso, o surrealismo ressurge em uma segunda onda a partir da IA, traçando dois caminhos diferentes dentro da sua própria linguagem estética. “O primeiro traz referências em paisagens oníricas digitais – a tendência Digital Cosy (ou aconchego digital) –, previsto pela WGSN em 2021, no qual se mescla o surrealismo digital com o conforto do mundo real em espaços sobrenaturais”, explica a profissional em sua coluna. A tendência pode ser vista na imagem do artista Joe Mortell na capa deste artigo.
Já a outra linha a ser explorada vislumbra o lado mais divertido do surrealismo. Ela aponta para formas divertidas, efeitos de ilusão e dobraduras e materiais que ganham novos e inesperados usos.
O que se percebe, neste sentido, é que a inteligência artificial dentro do design de interiores consegue criar um escapismo da realidade. Desta forma, o ser humano tem a oportunidade de fugir das crises que vivenciamos (políticas, climáticas, humanitárias).
O surrealismo cria um refúgio concreto para o momento em que vivemos e o consumidor se apropria destes espaços para compor a sua vida. Para as pessoas, a inteligência artificial apresenta novas visões para serem incluídas no dia a dia, seja a partir de um objeto decorativo que ganha novas funções ou de cores e estéticas que transformam as sensações dos ambientes.
A integração da inteligência artificial em nossas vidas já é uma realidade e apresenta um novo olhar para a décor e as tendências da área.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
SÃO JOSÉ - SC
48 3049-8900- R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
- CEP 88122-001
JUNDIAÍ - SP
11 4431-6600- Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
- CEP 13213-180
LAURO DE FREITAS - BA
71-98796 7006- Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
- CEP 42700-000