Como cuidar da alimentação durante o verão

Como cuidar da alimentação durante o verão

22.12.2022

Chegou a estação mais quente do ano. Agora os dias são de de sol e calor intenso, férias, praia, piscina, tudo isso e mais um pouco. E é normal que nessa época as pessoas comecem a se preocupar um pouco mais com a saúde, principalmente a como se manter saudável durante o verão.
Por conta disso, entramos em contato com Mariana, criadora da plataforma Guria Natureba, para nos dar dicas de como cuidar bem da saúde durante essa estação. Acompanhe!

 

Alimentação saudável no verão e no ano inteiro

 

Isso mesmo. Devemos nos alimentar bem durante todo o ano, mas prestando atenção em cada estação. No verão, conforme conta Mari, devemos ter alguns cuidados especiais, já que é comum as pessoas sofrerem de desidratação. Isso porque, devido ao calor às vezes extremo, ficamos mais lentos, nos cansamos com mais facilidade, o que muda a nossa disposição. Por isso, o ideal é intensificar o consumo de água, sucos, chás gelados e frutas suculentas como a melancia, melão e abacaxi, para mantermos a hidratação necessária para o nosso corpo.

 


Foto: Kaizen Nguyen / Unsplash

 

O que devemos evitar

 

Mari destaca que nada é proibido, desde que haja equilíbrio. Ou seja, o famoso “um pouco de cada” e tudo bem se comer alimentos não saudáveis vez ou outra, sem culpa e sem prejuízos. Desde que os pratos sejam bem coloridos, muita salada fresca, verduras e frutas estejam sempre incluídas na alimentação.

 


Foto: Mohanad Karawanchy / Unsplash

 

No entanto, nessa época do ano, devemos evitar os excessos de fritura e é o que mais se vê as pessoas consumindo na beira da praia ou clubes. “Frituras feitas em gorduras requentadas uma série de vezes, unidas ao calor do verão, deixam a nossa digestão e organismo mais lento e preguiçoso. Há outras ótimas opções nesses locais que são preferíveis, como água de coco, açaí e queijo coalho”, comenta Mariana.

 


Fonte: Snowfruit

 

O que consumir na hora do lanche

 

Às vezes, mesmo que nossas principais refeições sejam balanceadas, extravasamos na hora de fazer o nosso lanche da manhã ou da tarde, principalmente se estamos fora de casa. Por isso, a Mari frisa bastante a questão de ser prático e ao mesmo tempo saudável.
“Frutas e verduras, que podem ser consumidas cruas e levadas pra qualquer lugar, são perfeitas para lanches e café da manhã. Como é o exemplo da cenoura em palito, tomatinhos cereja, tirinhas de pepino, além de frutas secas e castanhas. Iogurtes naturais, shakes e sucos caseiros também são ótimas opções! O melhor de tudo é fazer em casa e levar pra lá e pra cá, e não ser pego desprevenido”, indica ela.
Panquecas e bolos caseiros também podem ser incluídos na dieta, afinal, equilíbrio é tudo, tanto na saúde física quanto mental.

 


Foto: Chen Mizrach / Unsplash

 

Conheça a Guria Natureba

 

A Mari é arquiteta por formação e especialista em gastronomia saudável e natural. Estudou nas melhores escolhas de Nova York e Los Angeles, dentre elas o Natural Gourmet Institute. Ela é criadora da plataforma digital Guria Natureba e é por meio das redes sociais que a Mari incentiva as pessoas a se alimentarem bem com dicas criativas, receitas deliciosas e mostrando que a alimentação saudável e natural é muito mais fácil de seguir do que se imagina. Seu trabalho nas redes teve início em maio de 2014 e hoje conta com quase 385 mil seguidores no Instagram, 20 mil inscritos no Facebook e mais de 11 mil no @sow.gn.
Mari também é escritora e lançou o seu primeiro livro, o “Receitas Naturebas para Crianças”, em 2020. Ele já está na sua terceira edição devido ao sucesso de vendas. Além disso, já participou de campanhas publicitárias pra diversas marcas reconhecidas do Brasil e foi embaixadora da Mãe Terra, A Tal da Castanha, Mundo Verde e Positiva (produtos de limpeza naturais e sustentáveis).

Leia também: Décor de verão: como preparar uma decoração mais leve e fresca para a sua casa.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000