Como escolher a cortina ideal para a sala de estar?

Como escolher a cortina ideal para a sala de estar?

27.01.2022

Uma cortina tem o propósito de regular a claridade e a temperatura do ambiente, e garantir maior privacidade. No entanto, ela é um componente decorativo importante em qualquer ambiente e, se errar na escolha, pode desestruturar a decoração do espaço.
Por ter um alto poder visual, a escolha das cortinas deve ser feita com muita cautela e planejamento. A sua presença deve estar conectada de forma harmônica com os móveis e objetos presentes no ambiente. Dessa forma, separarmos 5 dicas para te ajudar a acertar a cortina da sua sala.

 

1 – Escolha por último

Sim, nossa primeira dica é deixar para escolher a cortina por último. Ela deve ser tratada como a cereja do bolo da decoração. Por isso, após definido todos os móveis e objetos que farão parte da sala, escolha a cortina que seja o resumo de todo o aspecto visual pensado para o ambiente.


Imagem 1 – Fonte: Unsplash

 

2 – Prefira modelos longos

Modelos longos e fluídos se adaptam melhor a portas e janelas por possuírem um caimento mais elegante, mas também aconchegante. Além disso, você pode combinar o modelo de cortina tradicional com uma persiana horizontal, uma rolô double vision, ou outro modelo de sua preferência.

 

3 – Confira suas medidas

É interessante observar o tamanho de suas aberturas. Prever de 15 a 20cm a mais de cada lado de cortina, garante um conforto visual maior e impede que a luz entre pelas laterais da janela.

 

4 – Escolha a cor com cuidado

Assim como o tecido, a cor deve acompanhar a decoração da sala e a cartela de cores utilizadas. Você pode brincar com tons, apostando em tons mais claros ou mais escuros do utilizados, mas sem perder o equilíbrio.

Imagem 2 – Fonte: Pinterest

 

5 – Analise também outros modelos

Assim como um estilo mais clássico pede um modelo de cortina tradicional, mais encorpadas, para ambientes modernos é indicado o uso de cortinas com tecidos mais leves, como o algodão e o linho. Mas se a sua sala é pequena, uma persiana horizontal pode ser uma excelente opção por não ocupar muito espaço. 

 

Também vale destacar a finalidade que a sua sala terá. Se ela vai ser um espaço com home theater, para assistir filmes e séries, você pode escolher cortinas blackout para escurecer o ambiente. Uma opção é a Rolô Blackout que você pode ainda pode optar por ela motorizada e integrar na automação da sua casa. Entretanto, se o seu ambiente conta com outra proposta, com um cantinho para home office, por exemplo, o ideal é pensar no conforto visual da sala. Considere cortinas que regulem a luminosidade, como as telas solares em cores neutras ou escuras, e verso metalizado.

 

Agora você já sabe como escolher o modelo da cortina, vem conhecer as nossas collections. Acesse e descubra mais sobre as nossas cortinas e persianas.

 

 

Foto destaque: Rogério Linck Figueira 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000