Como limpar suas cortinas em casa

Como limpar suas cortinas em casa

21.12.2021

Final de ano também pode ser sinônimo de limpeza geral da casa. Afinal, queremos nosso lar limpo e cheiroso para receber os convidados nas festas de Natal e Ano Novo. Mas não só isso, queremos limpar tudo o que não foi limpo durante o ano, como paredes, aquele armário da bagunça e, principalmente as cortinas.
Se suas cortinas forem de tecido, elas acabam absorvendo com mais facilidade gotículas de gordura os alimentos, aromas da cozinha ou fumaça. Sem falar que acumulam poeira e sujeira com o tempo, e podem ficar manchadas com a incidência do sol. Dessa forma, para manter a saúde da casa e da família, é importante realizar a limpeza das cortinas periodicamente.
 


Imagem 1 – Foto: Reprodução

 

Cuidados na hora da lavagem

Antes de tudo, preste atenção no tecido da sua cortina. Alguns tecidos como algodão, voal e poliéster, podem ser lavados na sua máquina, com os devidos cuidados. Uma dica é sempre olhar a etiqueta da cortina que tem as recomendações de lavagem e secagem das peças.
1 – Aspire o pó: antes de jogar a cortina na máquina, primeiro aproveite para retirar o excesso de pó com o aspirador. Utiliza o bocal escova.
2 – Retire todos os acessórios: retire ilhós, argolas e todos os acessórios removíveis para evitar estragos no tecido.
3 – Deixe de molho: se a cortina estiver muito suja, deixe-a de molho com água e sabão por cerca de 40 minutos.
4 – Coloque apenas a cortina na máquina: não misture outras peças com a cortina, inclusive o forro e itens de cama, mesa e banho. Use o ciclo suave de lavagem e priorize o sabão líquido, pois dilui mais fácil e sem deixar resíduos. Importante também destacar que o uso do amaciante não é recomendado, já que pode marcar e manchar a peça. Assim como utilizar a centrifugação pode danificar detalhes do tecido, e até a própria máquina.
5 – Seque no trilho ou varão: para que as cortinas mantenham o caimento anterior, deixe-as secar no lugar de origem, ou seja, nos trilhos ou no varão, em lugar bem ventilado e a sombra. Além de secar com o caimento certo, elas se “auto-alisam”, sem precisar se preocupar com amassados.
 


Imagem 2 – Foto: Reprodução

 

Outros modelos

Se você possui outros tipos tecido ou até mesmo outros modelos de cortinas, fique atento na hora da limpeza. Tecidos como renda, linho, seda ou algodão puro são mais nobres e exigem cuidados especiais, e o melhor será contatar uma empresa especializada.
Cortinas do tipo romana, rolô e painel, podem ser mantidas limpas em casa com espanadores ou pano úmido. No entanto, se precisar de uma limpeza profunda, a melhor opção também será entrar em contato com especialistas, a loja onde foi adquirida poderá ajudar.
Para persianas horizontais você pode acessar este blog e saber todos os cuidados necessários.
Agora que você já sabe como lavar as suas cortinas, sua casa poderá estar pronta a tempo do Natal.
 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000