Confira alguns dos projetos de arquitetura mais aguardados de 2025

07.02.2025
Ao longo deste ano, muitos projetos de arquitetos renomados e grandes empresas vão sair da planta para a vida real
Em 2025, grandes projetos arquitetônicos prometem transformar paisagens urbanas ao redor do mundo. Até dezembro, diversos projetos de profissionais que são referência no mercado serão entregues de Taiwan aos Emirados Árabes. Por aqui, compartilhamos alguns dos projetos de arquitetura mais aguardados.
Siga a leitura conosco e se encante com obras arquitetônicas de tirar o fôlego!
Quais os projetos de arquitetura mais aguardados do ano?
1. Grand Ring, de Sou Fujimoto – Osaka (Japão)
De abril a outubro, Osaka receberá um dos maiores eventos globais para a promoção de diálogo internacional, inovação e soluções para os desafios que o mundo enfrenta. A Expo Osaka 2025 estima receber 28 milhões de visitantes e, para a praça central, traz um dos projetos mais aguardados do ano.
O “Grand Ring” irá contar com um impressionante anel de madeira de 60.000 metros quadrados, dando a volta completa no local da exposição e nos pavilhões criados por arquitetos de diversos países para o evento. Ao total, são mais de 1,9 mil metros de circunferência na estrutura contínua produzida em cedro e cipreste locais.
Quem projetou a ambiciosa praça do “Grand Ring” foi Sou Fujimoto, que segundo profissionais do mercado, tem como um de seus objetivos apresentar as possibilidades oferecidas pela madeira para substituir o concreto. Já segundo os organizadores do evento, a estrutura pretende servir como símbolo de unidade entre os 161 países participantes da Expo Osaka.
Image © Expo Osaka 2025
2. Escritório do Google, por BIG e Heatherwick Studio – Londres (Reino Unido)
Desde que foi anunciado em 2017, o novo e imenso escritório da Google em King’s Cross, Londres surpreendeu o mercado arquitetônico e seus fãs em geral. Carinhosamente apelidado de “landscraper”, o empreendimento terá 30 metros de comprimento e até 11 andares de altura.
Capaz de receber 7000 funcionários, o novo escritório de uma das maiores empresas do mundo deve ficar pronto no final do ano. E a Google já se prepara para começar a utilizar o espaço colossal com a abertura de cerca de 400 vagas em Londres.
A nova sede na capital inglesa foi projetada pelo BIG, da Dinamarca, em parceria com o Heatherwick Studio, localizado na cidade que sediará o espaço. Ambos já projetaram outras incríveis obras arquitetônicas para a Google antes. Desta vez, o foco está na sustentabilidade, já que os materiais utilizados no edifício serão obtidos através do programa de materiais sustentáveis da Google. Conforme os próprios arquitetos, a infraestrutura do complexo, feita a partir de um grupo de elementos intercambiáveis, garante que o edifício e seus espaços de trabalho se manterão flexíveis durante os próximos anos, adaptando-se à cidade e as necessidades da empresa.
3. Ponte Danjiang, por Zaha Hadid Architecs – Taiwan (China)
A Ponte Danjiang foi um dos últimos projetos supervisionados por Zaha Hadid, reconhecida como uma das maiores arquitetas dos dois últimos séculos. Conhecida como a "rainha das curvas" ou "arquiteta futurista", Zaha foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker.
Para o ousado projeto, localizado em Taipei, o escritório de arquitetura planejou em 2015 a maior ponte estaiada de mastro assimétrico único do mundo. A extensão da ponte será de 920 metros, conectando quatro grandes rodovias sobre a foz do Rio Tamsui.
Segundo os profissionais apresentaram no lançamento do projeto, o mastro único com cabos estaiados visa minimizar o impacto visual sobre a paisagem natural. O sistema também garante que o leito do rio sofra um mínimo de perturbação para a obra, que agora chega aos seus meses finais de construção após nove anos.
zaha-hadid.com | Renders by negativ.com
4. Goethe-Institut, de Francis Kéré – Dakar (Senegal)
A nova filial senegalesa do Goethe-Institut, o centro de intercâmbio cultural alemão, está com seu prédio quase pronto e entra na lista dos mais esperados do ano. O projeto tem a identidade de seu criador, o arquiteto burquinense Francis Keré.
Assim, o Goethe-Institut segue o design “vernáculo”, que busca materiais de construção e técnicas tradicionais. Utilizando principalmente tijolos de origem local, as curvas suaves do edifício de 1.700 metros quadrados foram projetadas para espelhar o contorno das copas de árvores ao redor.
Em uma de suas entrevistas, Keré pontuou que “em vários níveis, o projeto representa os valores que eu e o Goethe-Institut compartilhamos. Quando se tratava de questões como sustentabilidade e proteção climática, não apenas recebi uma resposta aberta e solidária, mas também fui encorajado a levar as coisas adiante”.
Kéré Architecture
5. Zayed National Museum, por Foster + Partners – Abu Dhabi (Emirados Árabes)
Já se passaram quinze anos desde o anúncio do projeto, mas a espera para o Zayed National Museum em Abu Dhabi está chegando ao fim! O museu integra o Saadiyat Island, um dinâmico distrito cultural na deslumbrante costa da capital. A região se destaca por abrigar edifícios icônicos assinados por renomados arquitetos, consolidando-se como um dos principais polos culturais e turísticos do mundo.
O projeto tem como um de seus objetivos homenagear o legado do Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes Unidos. Criado pelo prestigiado escritório Foster + Partners, se destaca por sua impressionante estrutura inspirada nas asas de um falcão, refletindo a rica herança cultural do país.
As escolhas arquitetônicas da construção se baseiam na sustentabilidade e inovação. O museu ocupa uma área de 66.000 metros quadrados e é composto por cinco torres de aço, com alturas variando entre 83 e 123 metros. Assim, as torres funcionam como chaminés térmicas, permitindo a ventilação natural e o resfriamento do edifício. Desta forma, o Zayed National Museum não apenas celebra o legado dos Emirados Árabes, mas também estabelece um novo padrão em arquitetura sustentável e design cultural na região.
fosterandpartners.com
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
SÃO JOSÉ - SC
48 3049-8900- R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
- CEP 88122-001
JUNDIAÍ - SP
11 4431-6600- Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
- CEP 13213-180
LAURO DE FREITAS - BA
71-98796 7006- Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
- CEP 42700-000