Containers: um sucesso na construção

Containers: um sucesso na construção

26.05.2022

Apesar de ser tendência nos dias de hoje, a ideia das construções em containers pode ser muito antiga. Há pedido de patente para esse tipo de construção de 1850. No entanto, foi nos anos 1990, na Inglaterra, que alguns arquitetos colocaram a mão na massa e utilizaram módulos abandonados para transformá-los em lares.
A opção de construir em container é ideal para quem gosta de um estilo mais industrial, minimalista, mas sem deixar de ser inovador. Esse tipo de construção pode ser vantajoso de várias formas, como por exemplo:
•    Causa menor impacto ambiental, isso porque ao reaproveitar os containers, diminui o consumo de areia e cimento e reduz o consumo de recursos naturais e a liberação de gases de efeito estufa;
•    A obra é limpa, pois a quantidade de resíduos é consideravelmente menor do que uma construção em alvenaria. E também é mais rápida, tendo em vista que só é necessário instalar as peças. Uma construção em containers pode ser entregue em cerca de três meses;
•    A terraplanagem e a fundação se tornam mais econômicas, por não exigir grandes movimentações de terra.
E não só para projetos residenciais! A Cambará Containers é uma pousada, localizada em Cambará do Sul, que seguiu essa tendência e hoje oferece uma experiência única de turismo. 

 


Cambará Contêiner – Foto: Guilherme Jordani

 

A pousada

 

Com uma vista inesquecível, a pousada Cambará Contêiner mistura o estilo industrial dos containers, o rústico da madeira e o verde natural, tornando o espaço charmoso e aconchegante. Ela é um manifesto ao acumulo e ao consumo desenfreado, já que a pousada foi criada sob o conceito das tiny houses, em que o espaço deve conter somente o necessário. 
No entanto, mesmo que seja pequena e minimalista, a pousada nos enche de conforto. Ao retornar de uma caminhada pelos vales, você é recebido com todo o aconchego e sofisticação de uma arquitetura moderna e responsável.

 


Cambará Contêiner – Foto: Guilherme Jordani

 

A sua estrutura é composta por dois bangalôs que recebem dois containers cada, para dar vida aos ambientes. No interior, a iluminação natural fica por conta das generosas janelas revestidas com Persianas Horizontais 25mm de alumínio da Persol Persianas. A escolha foi feita em função da segurança, já que essa persiana é antichamas e autoextinguível. Ela é um modelo clássico e atemporal, que alia funcionalidade e durabilidade, entregando proteção solar e privacidade, sem perder o visual externo.
Você pode conhecer mais da Cambará Contêiner aqui .

 

Expo Offsite 2022

 

A construção em container faz tanto sucesso, que ela ganhou espaço em feiras de construção. Como é o caso da Expo Offsite 2022, que vai acontecer nos dias 01 a 04 de junho, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

 


Expo Offsite / Reprodução

 

O evento é a maior e mais completa feira nacional de construção modular, que reúne tecnologias, sistemas, serviços e produtos dedicados à construção offsite. A exposição reúne também um perfil diversificado de visitantes empresários de todas as áreas, e investidores. Uma ótima oportunidade para ampliar o leque de negócios.


A Expo Offsite chega à sua 3º edição este ano. Saiba mais do evento aqui .

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000