Cortinas de veludo: porque conforto, funcionalidade e bom gosto são sempre tendência

Cortinas de veludo: porque conforto, funcionalidade e bom gosto são sempre tendência

23.02.2022

Se o Comfy continua sendo tendência de decoração, você não precisa esperar muito para renovar o visual da sua casa. E melhor do que isso: fazê-lo com o destaque e bom gosto que o seu cantinho merece.

E as tradicionais cortinas de tecido permanecem sendo a pedida ideal para quem quer aliar funcionalidade e estética para compor um ambiente confortável. Isso porque, conforme o tecido escolhido, as peças podem ser ótimas não apenas para o controle acústico e de luminosidade do espaço, mas também térmico, formando um combo de benefícios para um mesmo ambiente.

Ou seja: utilizar cortinas tradicionais de tecido deixou de ser apenas uma solução estética para se tornar alternativa que colabora efetivamente com o conforto do lugar.

 


Foto: Ricardo Jaeger

 

Mas o que é Comfy, afinal?

 

Comfy significa conforto e é uma tendência que se instalou com os períodos de maior permanência em casa e deve permanecer orientando o universo da decoração. Afinal, ele sugere uma estética que preze pelo conforto e aconchego do lar. Aqui, nada deve ser utilizado simplesmente pela “aparência” do local, mas pelo bem-estar de quem utiliza o espaço.

E dentro dessa proposta, se destacam cores neutras, peças minimalistas, iluminação natural, artigos artesanais e muita maciez nos tecidos de cortinas e almofadas.

 


Fonte: Viva Decora

 

Aposte no veludo!

 

Se quando o assunto é conforto, pensamos em maciez, quando o assunto é elegância, o que podemos elencar? 

Independente do que você pensou, aqui vai uma dica: está pelas paredes dos salões clássicos de festas e teatros, mas também nos looks mais autênticos e versáteis. Quem disse veludo, acertou!

O veludo está em alta para a decoração 2022 e é nas cortinas tradicionais de tecidos que ele ganha maior destaque. Afinal, sua base mais pesada e ótimo caimento permitem que sejam embutidas em sancas ou colocadas em varões deslizantes. E claro, se você gosta muito do tecido, pode utilizá-lo também em xales laterais pela sala de estar ou suíte. 

E o bacana disso é que, por mais que os tons neutros imperem dentro da tendência Comfy, a decoração permite o contraste com tons mais escuros. Afinal, a Golden Fever, tendência que representa o ouro e toda a abundância, luxo, inteligência e glamour do elemento valioso, também está em alta e pede por exuberância e presença dos ambientes clássicos, onde o vermelho, por exemplo, é bastante comum.

 


Foto: Guilherme Jordani 

 

No verão ou no inverno: use o veludo a seu favor

 

E por mais contraditório que possa parecer, a versatilidade do veludo permite uma utilização coringa em diferentes situações, para diferentes finalidades. Por conta da espessura do tecido, ele rende cortinas ótimas para a função de bloqueio de luminosidade, o que sugere que sejam postas em local de muita luz, no verão. 

Mas também mantém a temperatura estável e o ambiente aconchegante, o que indica que elas podem permanecer, no inverno, em cômodos que precisem de mais aconchego.

Assim, a alternativa se mostra uma excelente escolha para quem quer uma cortina agradável ao toque e com sensação de luxo, além da absorção do som que o material garante e que justifica sua utilização em cinemas e teatros.

 


Foto: Guilherme Jordani 

 

Foto destaque: Guilherme Jordani
Projeto: Verum Arquitetura

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000