Deixe o espírito natalino chegar à decoração da sua casa

Deixe o espírito natalino chegar à decoração da sua casa

17.12.2018

Na época de festas, é uma tradição comum, no Brasil e em grande parte do mundo, decorar a casa com elementos natalinos. Montar a árvore de Natal, pendurar guirlandas, comprar velas e, na hora da ceia, compor uma mesa de jantar repleta de guardanapos, objetos e peças encantadoras – além das típicas delícias gastronômicas.

 

A origem da árvore de Natal é incerta na história. Enquanto alguns descrevem a ideia como uma adaptação cristã dos rituais pagãos antigos que envolviam ramos verdes e adoração às árvores, outros historiadores concluem que a tradição teve seu início na Alemanha, com o padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Ele teria se encantado com pinheiros cobertos pela neve e cercados pelo céu estrelado, inspirando-se e levando um galho para casa. Já o tradicional presépio começou a difundir-se pela Europa apenas séculos depois, a partir da Itália.         

 

Desde então, a sociedade tornou o hábito de decorar casas e cidades para o Natal ainda mais abrangente, com luzes, enfeites e muito mais. As guirlandas, conhecidas desde a antiguidade, também passaram a compor os itens de decoração.

 

Neste ano, os itens que ganharam mais espaço nas residências ao redor do mundo foram aqueles criados artesanalmente. A dica para os enfeites natalinos é aliar as cores do Natal aos tons da natureza, com cordas e plantas. Confira algumas sugestões de enfeites para a décor da época mais brilhante do ano:

 

  1. Luminárias de Natal: simples de fazer e com valor acessível, as luminárias podem ser produzidas com garrafas de vidro vazias. Basta colocar as luzinhas dentro da garrafa, criando um efeito brilhante graças ao vidro.


    Luminária de Natal / Foto: solarisgirl
     
  2. Velas: para desenvolver velas decoradas neste Natal, a sugestão é utilizar canela em pau para envolver a vela e dar um aroma especial aos ambientes. As velas podem ser inseridas na mesa de jantar, ou criar um clima inimista para a sala de estar.

    Vela de Natal / Foto: Pixabay
     
  3. Enfeites para árvore: de maneira sustentável, uma ideia charmosa para criar enfeites para sua árvore de Natal é utilizar as cápsulas descartadas da máquina de café
     
  4. Estrelas de Natal: clássicas, podem servir para decorar a árvore, mas também, compor a decoração da casa quando penduradas em portas e armários. A dica é criar uma estrela a partir de galhos ou palitos, envolta com fios brilhantes.


    Estrela de Natal Artesanato / Foto: Pinterest

 

 

 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000