Descubra a importância do acionamento na escolha da sua cortina ou persiana

Descubra a importância do acionamento na escolha da sua cortina ou persiana

11.03.2024

Um projeto de decoração de interiores nunca está completo sem as cortinas e persianas que garantem a iluminação perfeita para os ambientes, não é mesmo? Mas você sabia que além do estilo das peças, tanto por funcionalidade quanto por estética, outro fator fundamental a ser analisado na hora da escolha é o modo de acionamento das cortinas e persianas? Hoje vamos te explicar os motivos pelos quais esse detalhe é tão importante!

 

Por que prestar atenção no acionamento das cortinas e persianas?

 

Quando falamos sobre o acionamento no setor de proteção solar, não se trata apenas do assunto do momento, a motorização, mas também das opções manuais de abertura e fechamento das cortinas e persianas.

 

A escolha correta do tipo de acionamento pode aumentar a vida útil dos seus produtos, levar praticidade para o uso diário e até contar com acessórios para redução de peso durante o processo de abrir e fechar a cortina.

 

Além disso, em residências e ambientes com crianças e pets, algumas indicações garantem mais segurança para os pequenos habitantes dos espaços. Exemplo básico é a instalação de peças motorizadas ou sem uso de cordas, para evitar acidentes causados pelos fios.

 

 

Quais os tipos de acionamentos mais comuns?

 

Standard: Considerado o modelo básico de acionamento, feito com corda e bastão de giro. Após puxar a corda, um "freio" faz com que ela se mantenha no lugar desejado. 

Para as persianas horizontais e verticais, o giro do bastão faz o movimento de bascular, permitindo que o usuário ajuste o posicionamento das lâminas de acordo com a sua preferência para a entrada da luminosidade externa.
 
Monocorrente Lateral: rapidez e leveza com o melhor custo-benefício. Para produtos com este tipo de instalação, o controle de elevação é efetuado por uma única corrente localizada na lateral. Ao puxar a corrente, a peça sobe ou desce, parcial ou totalmente. É muito similar ao Standard, porém não possui bastão.

 
Motorizado: entrega uma ampla gama de opções, dependendo do tipo de produto que terá o acionamento automatizado. Além do motor, as possibilidades de instalação se relacionam ao controle da abertura e fechamento das peças com controle remoto, smartphone e, claro, a partir de dispositivos inteligentes como Alexa. 
 

 

Trilho ou varão: para cortinas tradicionais, o acionamento também se mantém no mais clássico com opções de movimentação manual. Nestes casos, a instalação das peças é feita diretamente no trilho ou com ilhoses no varão, para que as pessoas movimentem com o toque no tecido. 

 

Quais detalhes fazem a diferença para a escolha dos acessórios?
 

Para te ajudar a contar com o acionamento ideal das cortinas e persianas que irão compor seu ambiente, trazemos algumas dicas superimportantes para levar em consideração ao criar o projeto com o arquiteto ou designer, ou mesmo solicitar à revenda.

 

  • Analise o lado em que o comando será instalado: a usabilidade da corrente ou corda é mais simples quando inserida no lado dominante da maioria das pessoas que ocupam o espaço. Isso evita problemas e melhora a vida útil das peças.

 

  • Para peças grandes, tenha redutores de peso: mesmo cortinas instaladas em grandes vãos podem ser movimentadas sem grandes esforços manualmente quando contam com redutores de peso.

 

Esse tipo de acessório é essencial para modelos de cortinas Rolô ou Double Vision, por exemplo, que vão subir e descer com suavidade independente do tamanho. Na Persol, contamos com produtos para acionamento importados de altíssima qualidade que auxiliam na durabilidade das peças instaladas.

 

 

  • Ganhe tempo na limpeza: a escolha do tipo de acionamento também vai impactar no momento de limpar os produtos. A instalação com correntes no lugar de cordas retém bem menos poeira, facilitando o dia a dia e sendo ideal para ambientes que exigem assepsia. Contudo, vale ressaltar que a movimentação da corrente gera mais ruído no ambiente.

 

  • Opte por motores de qualidade: para a motorização funcionar perfeitamente, é imprescindível optar por uma marca que entregue qualidade, como a Persol. Nossos motores emitem ruído baixíssimo, além de transformarem a rotina com praticidade. Ao instalar uma motorização confiável, você reduz problemas de manutenção e cria cenários de acordo com a luminosidade que precisar.


Para entender mais sobre os modelos de cortinas e persianas e acionamentos disponíveis para cada tipo de produto, fale com uma revenda perto de você ou mande uma mensagem para nós. Nosso time está sempre à disposição para ajudar!
 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000