Design Biofílico: entenda a tendência e saiba como aplicá-la em sua casa

Design Biofílico: entenda a tendência e saiba como aplicá-la em sua casa

03.03.2022

Tem coisa melhor do que se sentir aconchegado onde está? Deve ser por isso que cada vez mais a própria estética das coisas precisa respeitar o que traz, de fato, bem-estar. E em períodos de maior intimismo e resgate ao conforto, a busca por estilos e tendências caminha em direção a essa valorização: da saúde física e mental e do sentir-se bem consigo. Neste sentido o Design Biofílico tem ganhado mais espaço e adeptos. 

Mais tempo em casa fez observar o que realmente importa. E esse movimento levou a auto observação também. Assim, elementos da natureza, bem-estar, funcionalidade e amor à vida estão presentes nesta nova postura e também nessa estética apresentada pelo Design Biofílico.

Entendê-lo e aplicá-lo na decoração interna dos ambientes pode ser, então, um caminho necessário e, sem dúvidas, de muito bom gosto. Confira!

 

Fonte: Pinterest, reprodução Viva Decora

 

Mas, afinal, o que é Design Biofílico?

 

O termo biofilia significa “amor à vida” e surgiu para explicar a afinidade das pessoas com a natureza. A conexão com o que é natural se mostra para esta filosofia, portanto, como o caminho para o sentir-se bem. E na maioria das vezes isso é praticamente instintivo.

As principais funções corporais do ser humano, como a capacidade de respirar, enxergar e perceber o espaço, inclusive, surgiram deste contato direto com a natureza. E é importante lembrar que foi neste período de maior contato com o que é selvagem que aconteceram também as maiores evoluções do homem.

E talvez seja esse distanciamento do habitat natural, rápida urbanização e o crescimento da tecnologia, que pedem por uma maior aproximação com as raízes para uma ligação fundamental que, na maioria das vezes, é perdida. Assim, é preciso reconstruir esse espaço e encontrar soluções para criar o ambiente moderno e saudável que supra essa necessidade instintiva.

 

Fonte: Henn

 

Como o Design Biofílico pode beneficiar as pessoas?

 

Se já se sabe que o contato com a natureza auxilia em várias áreas da vida, principalmente na saúde das pessoas, o ideal é que ela esteja cada vez mais presente em nossas vidas. 

Seja em ambientes corporativo, escolar, interno ou externo, a aplicação do Design Biofílico pode contribuir diretamente para a redução do estresse, aumento da produtividade e do desempenho, tranquilidade e bem-estar das pessoas. Além do estímulo à criatividade, concentração e beleza dos espaços.

Desta forma, a prática do Design Biofílico pode ser posta de forma estratégica a projetos de decoração que busquem a experiência direta, por meio da inserção de luz natural, plantas, água, e demais elementos. Bem como de forma indireta, por meio da inclusão de imagens que fazem referência ao meio ambiente, por exemplo.

E se a sua meta é levar um pouco de Design Biofílico para dentro da sua casa, o que é, além de compreensível, muito atual e de bom gosto, aqui vão umas dicas para você começar agora mesmo a decorar e embelezar seu cantinho. Confere!

 

Dicas de Design Biofílico para dentro de casa

 

  • Hortas e jardins verticais

 

Proporcionar o cultivo e cuidado das plantas por meio de jardins verticais dentro de casa ou mesmo pequenas hortas é uma maneira de envolver as pessoas com a natureza e as estimular nestas tarefas que promovem certo benefício terapêutico e de introspecção. Vasos amplos de chão e sobrepostos em paletes são alternativas.

 

Fonte: Montagem Casa e Jardim

 

  • Luz natural e ar puro

 

Seja por meio de janelas ou fendas, utilizar luz natural e permitir a entrada de ar puro em casa colabora significativamente no aumento da concentração, criatividade e bem-estar. Plantas do tipo trepadeiras e samambaias se adaptam bem a espaços ventilados e iluminados.

 

Fonte: Casa Vogue

 

  • Elementos artesanais da cultura local

 

Valorizar o que é de perto, de amigos, família ou mesmo de comunidades e artistas artesanais independentes também é um caminho. Além de movimentar a economia local, você consegue estimular o senso de pertencimento e resgatar memória afetiva por meio de itens como materiais naturais locais e plantas nativas. Cadeiras, mesas e até mesmo abajures de vime são exemplos.

 

Fonte: Magban

 

  • Ambientes interativos

 

Criar espaços interativos, para convívio coletivo, vai ao encontro da proposta de Design Biofílico. E, neste sentido, ambientes integrados, como sala-varanda, sala-cozinha ou escritório-sala podem ser uma aposta promissora que permite uma estética funcional bem aproveitada, com móveis coringa, e sem perder a individualidade dos cômodos.

Mas sabe qual é o segredo para quem quer decorar uma casa com bom gosto e fazer dela o melhor lugar para se estar? Buscando elementos que façam bem e demonstrem a real identidade de quem mora nela!

 

Foto destaque: Unsplash

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000