Em Milão, a tendência é a casa acolher seus moradores

Em Milão, a tendência é a casa acolher seus moradores

20.04.2018

Está sendo realizado o Salone del Mobile, em Milão na Itália, evento que acontece até o próximo domingo. A feira é considerada a maior do mercado, com eventos satélite que acontecem paralelamente na DesignWeek.

Os eventos apresentam as tendências que ganham espaço em projetos inovadores, desenvolvidos por grandes nomes do mercado. A Persol Persianas entrevistou o arquiteto Marcelo Minuscoli, que visitou o evento e nos conta quais as novidades. Segundo ele, a maior certeza é que o Salone del Mobile transborda paixão pelo design.

 

  1. Persol: Quais as tuas expectativas em relação ao Salone del Mobile?

Marcelo Minuscoli: Para mim, a grande expectativa sempre será de fazer a melhor leitura das macro tendências que estarão lá para serem percebidas, analisadas e sentidas. O Salone é, sem dúvida alguma, a maior exposição do ramo da decoração do mundo e por isto atrai todos os interesses e olhares deste imenso mercado para uma única cidade: Milão.

 

  1. Persol: Ao abordarmos as tendências, o que você espera encontrar no evento?

Marcelo Minuscoli: As tendências, por vezes, estão nas sutilezas que se confirmam durante toda a experiência e visitas. O Salone é uma parte apenas da DesignWeek de Milão. Junto ao grande salão tem diversas outras exposições que coexistem e se encarregam de apresentar os rumos do design para o mercado. Sugiro que os visitantes procurem fazer o máximo de visitações: Brera Design District, iFuori Saloni da região da Tortona e todos os demais satélites que tiverem ocorrendo no mesmo período. Só assim se pode fazer alguma leitura real do que será tendência.

 

  1. Persol: Como estas tendências podem ser aplicadas no dia a dia?

Marcelo Minuscoli: Assim como a moda faz, dos grandes desfiles e das grandes maisons sempre sai a linha mestra, uma linha a ser seguida. Eu busco sempre captar quais são os pontos principais como cores, formas, texturas, etc. Desta forma sempre consigo aplicar nos meus projetos as impressões trazidas do iSalone.

 

  1. Persol: Qual a tua percepção dos projetos e tendências que foram apresentados no Salone del Mobile?

Marcelo Minuscoli: A feira traz, sem dúvida alguma, um consenso: a casa deve acolher as funções humanas! Uma forte aproximação da casa, como conjunto de ambientes, com a natureza em geral. Seja pelas cores neutras, seja pela composição que sempre busca trazer os complementos de acolhimento como madeira, pedra, tecidos e as fibras naturais. Ficou para trás a “casa do futuro “ com seus metalizados e frieza em demasia. Agora a tecnologia será voltada para o bem estar real.

 

  1. Persol: Dentro deste grande evento do design, o que mais te impressionou?

Marcelo Minuscoli: Além da total paixão pelo design que transborda de todos os estandes do iSalone, sem dúvida alguma o que mais marcou para mim foi o retorno soberano do BEGE como a cor principal para as composições.

 

  1. Persol: Qual é a visão geral que você teve ao visitar o Salone Del Mobile neste ano?

Marcelo Minuscoli: O Salone é indiscutivelmente a rainha de todas as feiras e dita o rumo do cenário da decoração e, mesmo existindo consenso, há espaço para todas as formas de expressão e porque não dizer de gosto particular também. O que importa é saber que a indústria do mobiliário e do Decor não tem preconceito e se move sempre ao encontro dos anseios das pessoas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000