Jardins suspensos: quais os benefícios de uma parede verde em ambientes internos

Jardins suspensos: quais os benefícios de uma parede verde em ambientes internos

20.01.2021

A tendência de verticalizar não é novidade no design de interiores, com apartamentos e residências cada vez mais compactas, a solução é cobrir as paredes com plantas e muito verde.

 

São inúmeras vantagens que os jardins suspensos podem trazer para os moradores de um apartamento, eles vão desde benefícios para a saúde física, mental e até emocional.

 

Cada vez mais existe a necessidade do contato com a natureza em grandes cidades, e nada mais justo que sanar isso com um belíssimo jardim vertical que além de encher os olhos por sua beleza natural, ajuda no conforto térmico e acústico dos ambientes.

 


Living Garden: SandraMoura - LeilaAzzouz | CasaCorParaiba

 

A dica é não ter medo de ousar, você pode pendurar o jardim na parede ou até mesmo no teto. É preciso levar em conta alguns cuidados como:

 

- Tipo de plantas

- Modo e quantidade de regas

- Plantas sensíveis à luz

 

O jardim suspenso pode ser feito dos mais diversos materiais, tudo vai depender do que você pretende plantar nele, o ambiente e o seu estilo.

Para quem curte um estilo mais rústico pode apostar em pallets para compor a estrutura do jardim, cordas para fazer o efeito macramê, ou até mesmo palha e madeira.

 


Arkpad

 


Imagem: Revista Artesanato

 

Nós listamos 4 benefícios que os jardins suspensos trazem para a nossa rotina:

1) Otimiza o espaço

Qualquer cantinho pode virar um lindo jardim suspenso, não é preciso uma área grande dentro de casa para abrigar as plantas. Você pode mesclar plantas coloridas, flores e frutos para dar um toque mais alegre, como nas fotos abaixo.


Foto: divulgação 

 


Imagem: Fonte Viva Decora

 

2) Equilibra a temperatura

As plantas são capazes de absorver o calor interno e deixar o ambiente mais fresco e agradável. Uma opção ideal para cozinhas e varandas, pois além de economizar com ar-condicionado, é possível criar um espaço confortável para receber amigos e para estar em família.

 

Foto: Claudio Gioda e Sadi Gioda | Gioda Arquitetura e Publicidade Ambiente - Fagundes Raízes do Sul

Produto Persol- Cortina New Vision coleção Crystal 70mm

 

3) Diminui o barulho externo

Um dos benefícios dos jardins verticais é a absorção dos ruídos externos, um incômodo muito comum em grandes metrópoles e lugares com trânsito intenso. Uma solução simples e que ainda deixará o seu ambiente muito mais aconchegante.

 

4) Filtra e purifica o ar

Devido às trocas gasosas executadas pelas plantas, o ar é filtrado e purificado diariamente, deixando o ambiente ainda mais agradável e saudável para todos da casa.

 

#DicaPersol: caso você não seja um ótimo cuidador de plantas, ou não tem tempo para isso, prefira plantas que não necessitem de rega e adubação frequente, como cactos e suculentas, por exemplo. Temos um post inteiro sobre isso, clique aqui para ler!

 

Gostou das sugestões? Siga as nossas redes sociais para acompanhar mais dicas de arquitetura, design, persianas, cortinas e muito mais!

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000