O que são Domos Geodésicos e onde visitar essas estruturas

O que são Domos Geodésicos e onde visitar essas estruturas

28.04.2022

Domos e abóbodas são estruturas que existem desde o início da humanidade. Elas eram construídas nos mais diversos tamanhos, materiais e com diferentes técnicas. As ocas são um bom exemplo, pois eram feitas por várias tribos, em todos os continentes, de madeira e barro. Também podemos citar os iglus, que são construções feitas de neve e gelo pelos esquimós se protegerem das baixas temperaturas.

 


Fonte: Pinterest

 

Baseada nessas construções, hoje há uma nova estrutura que está fazendo muito sucesso no glamping: os domos geodésicos. Sua origem se deu ainda na década de 1930, quando Richard Buckminster Füller iniciou sua busca por técnicas e soluções tecnológicas que pudessem auxiliar no desenvolvimento da condição humana de forma eficiente. Utilizando a premissa dos conceitos de sinergia e “maximização dinâmica”, Füller envolveu princípios da filosofia e geometria e transformou o domo em uma malha que lembra as cúpulas de igrejas e templos. Com esse formato, o local se torna habitável, podendo se modificar conforme as necessidades de quem as habita.

 

Mas o que são os domos geodésicos?

 

Os domos são uma estrutura composta por triângulos, ou polígonos, que formam uma esfera, ou parte dela. Elas apresentam grande resistência e leveza e podem ser construídas em diferentes materiais, desde o bambu até fibras de aço carbono.
Os domos geodésicos geralmente possuem uma das faces com sua metade transparente, para que se possa ter uma visão panorâmica do exterior. Eles se destacam pela liberdade espacial e rapidez construtiva e são muito utilizados como estufas, restaurantes, ginásios esportivos, exposições, moradias, hotéis, entre outros.
 


Fonte: Pinterest

 

Se hospede em um domo geodésico

 

Se você adora um glamping (camping + glamour), saiba que muitas dessas opções estão aderindo ao formato dos domos. Isso porque eles oferecem conforto, modernidade, sustentabilidade e uma imersão na natureza. Sem falar que a possibilidade de customização pode ser infinita! De acordo com a proposta e necessidade, é possível personalizar o decor com jacuzzis, mezaninos, quartos, cozinhas e o que mais precisar.
Aqui no Brasil já há diversos lugares, e até vilas, construídas no formato de domos geodésicos para você visitar. Separamos três deles pra você conhecer:

 

 1 – Cabanas do Refúgio


Localizada em Mairiporã, as Cabanas do Refúgio estão imersas em um bambuzal, no coração da serra da Cantareira. Sua estrutura conta com cozinha externa, quarto para 2, ar condicionado, jacuzzi, Wi-Fi e churrasqueia.
Com arquitetura única, o domo entrega uma vivência de muito contato com a natureza, misturando o conforto de um hotel e a experiência de um acampamento.
 


Cabana do Refúgio – Imagem: Reprodução

 

2 - Casinha de Hortelã

 

A Casinha de Hortelã é um domo geodésico construído em uma área rural de Delfinópolis, Minas Gerais, com o objetivo de entregar novas experiências de hospedagem.
Com 40m² de área interna, pé direito de 4,70m e uma varanda de 12m², a Casinha possui suíte integrada, ar condicionado, mini cozinha com microondas, cafeteira e frigobar. Durante sua visita você ainda pode solicitar alguns itens extras como violão, baralho, binóculos e livros.
 


Casinha de Hortelã – Imagem: Reprodução

 

3 – Clube do Mato

 

Em meio as montanhas da Serra da Mantiqueira, a 140km de São Paulo, o Clube do Mato é um espaço para quem busca se conectar com a terra, o silêncio e momentos de descanso total. 
O domo é um espaço de 38m² construído em madeira ecologicamente tratada. Ele conta com suíte; cozinha equipada; deck de meditação, yoga e contemplação; quintal; horta e rede descanso. No entanto, o local também oferece fogueira, árvores frutíferas, mirantes, trilhas, agroflorestas e cachoeiras. Ou seja, uma experiência natural completa!
 


Clube do Mato – Imagem: Reprodução

 

Acompanhe o nosso blog para mais dicas e informações sobre arquitetura, decoração e cuidados.

 

Foto destaque: Reprodução.
 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000