Orgânico e atemporal: conheça o ateliê de Carlos Bacchi

Orgânico e atemporal: conheça o ateliê de Carlos Bacchi

12.11.2020

Estamos num momento que ficará marcado em nossas vidas e que voltamos os olhares para o nosso interior e para o de nossas casas. Mudamos as cores, o décor, inserimos plantas e estamos em busca de uma conexão com a natureza.

A pandemia nos trouxe uma reflexão ainda mais profunda: que materiais estamos comprando e usando? A sustentabilidade entra em voga mais uma vez e é tema de importantes coleções na moda, arquitetura e design. 

Carlos Bacchi, estilista gaúcho, já adota em suas coleções sedas e tecidos orgânicos. Sua matéria-prima preza por qualidade e respeito ao meio ambiente. A Revista Moving #2 traz uma matéria completa sobre seda orgânica que dá forma aos vestidos, cultivada no Vale das Sedas no Paraná. Clique aqui para conferir!

 

Foto: Alessandra Pinho

 

Neste ano ímpar Bacchi foi além e trouxe para o seu ateliêr um tapete de seda tingido com erva-mate, a planta típica dos gaúchos que está presente na bebida mais tradicional do estado, o chimarrão.  A extensão dele é de 4,50m por 5,50m.

 

Foto: Alessandra Pinho

 

Foto: Alessandra Pinho

 

O tapete desenvolvido em parceria com o fornecedor de seda que faz os tecidos do ateliê, tornou-se muito mais que um item de decoração, é um objeto de valor. Segundo Carlos Bacchi o tapete serviu perfeitamente no estilo da casa: “Queria um item de decoração importante para o ateliê, que fosse um objeto de valor. Sempre gostei da tapeçaria e queria trabalhar com algo diferente, como tapete persa, oriental ou iraniano. O tapete tingido com erva-mate combinou com o conceito do novo espaço, com os móveis do ateliê novo e o estilo da casa.”

 

Processo de confecção e tingimento

 

“A seda que foi usada no tapete seria descartada na indústria convencional, pois os casulos ficam desformes, alguns grandes, outros pequenos, e não cabendo no maquinário. Esta seda iria fora e descartada por não ser padrão.”- conta Carlos Bacchi.

 

Foto: Alessandra Pinho

 

A fiação foi feita toda à mão com fio primitivo, sem nenhum tratamento químico, ou seja, nenhum processo de ser penteado, lavado e tingido quimicamente.

 

Foto: Alessandra Pinho

 

Foto: Alessandra Pinho

 

O tingimento foi feito de forma artesanal e natural com erva-mate e outros produtos para tornar o processo orgânico. A erva-mate foi escolhida por ser um dos símbolos do Rio Grande do Sul, estado que acolhe o ateliê. A tecelagem também foi feita totalmente artesanal e à mão, num tear. O processo de produção e tingimento durou cerca de 5 meses.

 

Foto: AlessandraPinho

 

A iniciativa de Carlos Bacchi veio ao encontro de uma proposta de buscar materiais orgânicos, atemporais e cheio de estilo. Tudo para deixar os ambientes mais conectados com a natureza e com a necessidade de cada um.

 

Persol: a cara do Brasil – A pluralidade em cores, tramas e texturas

 

Nestes últimos meses de 2020, estamos celebrando A cara do brasil, uma série de conteúdos que retratam as cores, texturas e tramas brasileiras que podem estar dentro de nossas casas em cortinas, toldos e persianas.

 

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar os conteúdos!

 

Continue lendo:

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000