Quem fez as suas roupas, objetos e as cortinas da sua casa?

Quem fez as suas roupas, objetos e as cortinas da sua casa?

26.11.2020

Iniciamos o texto com uma pergunta bastante reflexiva. Quantas vezes você já se perguntou quem fez as roupas, os objetos e até mesmo as persianas e cortinas da sua casa? Na maioria das vezes ignoramos o lado humano que está na confecção de cada peça e em cada detalhe.

 

No mundo da moda, por exemplo, percebe-se que um novo ciclo ganha força, com o apoio ao Fashion Revolution, um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, deixando 1.133 mortos e 2.500 feridos.

 

O movimento busca incentivar a reflexão sobre o custo da moda, além de conscientizar a população sobre o impacto que ela exerce em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através de um futuro mais sustentável e transparente.

 


Imagem: Movimento Eu Fiz Suas Roupas

 

 


Fashion Revolution - Photoshoot Becurious Lowres

 

A coordenadora de comunicação do movimento no Brasil, Marina de Luca, explica que “A ideia é respeitar o tempo de cada etapa da produção, desde a pesquisa e criação, impedindo que estilistas tenham que criar 10 a 30 modelos de roupa por dia, sem poder pensar com o devido tempo em qual a necessidade de criar o produto, e quais as melhores soluções de design para a vida do produto. Até o processo de venda e renovação de coleção que deve ser mais calma”.

 

O objetivo é fazer a população se perguntar: de onde vêm as roupas que eu utilizo? Quem faz as minhas roupas? Assim, desperta-se a consciência para tudo que está por trás da moda. Afinal, o consumidor pode refletir sobre a remuneração e as condições de trabalho de quem produziu a peça, o desperdício ou não de materiais da empresa, o quão prejudicial o processo de produção é ao meio ambiente, entre outras. Para Marina, “Ao conscientizar as pessoas, acreditamos fazer uma transformação cultural, de comportamento de consumo. E o consumidor tem potencial de transformar o mundo”.

 

O Fashion Revolution foi tema de uma das matérias da Revista Moving #1 – Clique aqui para ler o texto na íntegra!

 

 

A Persol faz parte da iniciativa #feitonoBrasil

 

Recentemente, com a pandemia de Covid-19, muitas indústrias nacionais se uniram para fazer jus ao movimento Feito No Brasil. Uma maneira de valorizar os produtos que são feitos aqui e principalmente as pessoas que fazem os produtos que chegam até nós

 

Além disso, a Persol tem orgulho de gerar empregos, renda, e ser responsável por movimentar a economia local.

 

 

 

É muito importante entender de onde vem cada produto, as matérias-primas, e principalmente, as pessoas que estão por trás das marcas.

 

Quer conhecer mais sobre a Persol e suas iniciativas? Clique aqui para ver o nosso vídeo institucional e um pouco da nossa história.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000