Selva de pedra, conheça as casas construídas em meio à natureza

18 de Fevereiro - 2021

O privilégio de construir em meio à natureza pode ir muito além de uma estética natural e ar puro, é um modo de vida saudável e inteira conexão com o meio ambiente.

 

Muitas casas aproveitam os contornos da paisagem em sua estrutura e são esculpidas em pedras naturais. Nós reunimos alguns exemplos para inspirar você com esse toque rústico e emblemático das selvas de pedra. Conheça algumas casas incríveis que se adaptaram ao ambiente de rochas e trouxeram as pedra para dentro de casa:

 

Casa da Figueira

 

​​​​​​
Casa da Figueira - Foto: Marcelo Donadussi

 

Com linhas retas e um estilo contemporâneo, a Casa da Figueira foi desenhada a partir de uma arquitetura linear que mescla o concreto com a madeira e pedras naturais, trazendo equilíbrio na fachada.

As rochas dessa construção foram trazidas de Mariana Pimentel (RS), e foram escolhidas em função da coloração amarelada – que contrasta com o cinza do concreto. 

 


Casa da Figueira - Foto: Marcelo Donadussi

 

O projeto foi feito pelo escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura. A arquiteta Ingrid Stemmer comenta que: “Ao permitir a entrada da natureza e a conexão dos espaços, expandimos a relação das pessoas com a arquitetura e o entorno e, consequentemente, a responsabilidade com essas questões. As texturas naturais em seu tom original agregam sinceridade à paleta de cores que, banhada por muita luz do sol, vestem-se em diferentes tonalidades ao longo do dia”.

 

Casa da Montanha

 


Casa da Montanha - Maíra Acayaba

 

Com uma atmosfera totalmente integrada à natureza, a Casa da Montanha está em perfeita harmonia com o ambiente. Construída na cidade de  Gonçalves (MG) e projetada por  Frederico Sabella, do Sabella Arquitetura é uma verdadeira obra de arte com pedras naturais e um amplo deck de madeira.

 

A construção acompanha a formação das pedras criando um ambiente orgânico e planejado ao mesmo tempo.

 


Casa da Montanha - MaíraAcayaba

 

Casa Fazenda Ghouma

 


Fazenda Ghouma - CristianoMascaro

 

A Casa da Fazenda Ghouma, situada ao norte de Biblos, no Líbano é o retrato de uma construção inteiramente conectada à paisagem interiorana.

 

A arquiteta Candida Tabet que projetou a casa, utilizou todo o potencial  das pedras que foram catadas e empilhadas ao longo das curvas de nível – antigos terraços agrícolas (Jell, em árabe).

 

As paredes internas também são de pedra esculpida: “Quando rejuntadas, as paredes de pedras receberam pó de calcário, retirado in natura do chão e misturado com capim molhado para dar liga. O mesmo pó resultou na argamassa de revestimentos das alvenarias”, explica Candida.

 


Fazenda Ghouma - Foto: Cristiano Mascaro

 

Fonte: Galeria da Arquitetura

 

Gostou dessas inspirações? No nosso Pinterest você encontra muito conteúdo de tendências, novidades e produtos Persol.

PERSOL CAXIAS

54 3028-2661
Rua Henrique Cantergiani, 101
Bairro Cinquentenário
Caxias do Sul - RS
CEP 95013-180

PERSOL PORTO ALEGRE

51 3222-0670
Rua Voluntários da Pátria, 2576
Bairro São Geraldo
Porto Alegre - RS
CEP 90230-010

PERSOL SC

48 3049-8900
R C Loc. Empresarial Mansur S/N
Quadra 04 Lote 36
Bairro Sertão do Maruim
São José - SC
CEP 88122-001

PERSOL JUNDIAÍ

11 4431-6600
Antônio Ovídio Rodrigues, 1451
Galpão 1
Pq. Industrial Jundiaí III
Jundiaí - SP
CEP 13213-180

PERSOL BA

71 3379-5249
Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504
Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
Lauro de Freitas - BA
CEP 42.700-000