Traços femininos na Arquitetura

22 de Março - 2019

Transformar, criar e fazer ambientes funcionais e cheios de personalidade é a tarefa dos arquitetos. Com personalidade e toque feminino, a profissão ganha outros ares, e muitas mulheres se destacam no meio.

Buscando diariamente o seu espaço em escritórios e ateliês, as mulheres arquitetas fazem mais que os princípios básicos da Arquitetura, criam projetos que encantam.

No mercado de arquitetura, segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), as mulheres são maioria. São mais de 97.093 arquitetas e urbanistas trabalhando hoje em todo o território nacional, ao todo são 62,6% do total de profissionais da área.

No mês das mulheres, nada mais justo que homenagearmos belíssimos projetos produzidos pelas nossas arquitetas parceiras. Os trabalhos a seguir foram apresentados na Dica do Profissional, série de publicações nas redes sociais que mostram o trabalho do arquiteto desde a criação até a execução de ambientes incríveis.

 

Independente e antenada: um closet para a mulher moderna

A arquiteta Samantha Poeta criou um closet feminino para a Mostra Glass House Design 2018. Inspirada em uma mulher forte, independente, sofisticada e antenada. No ambiente, ela utiliza a Cortina New Vision: “Escolhi este produto pela delicadeza de sua textura acetinada, além de ser um produto com design diferenciado e extremamente funcional”, comenta.


 

Home Teather e as quatro tendências

Atendendo as necessidades de uma sociedade que busca espaços acolhedores, estão presentes quatro tendências: o uso da cor verde, formas geométricas, texturas e elementos naturais na decoração e o porcelanato marmorizado. O Home Theater tem a assinatura do estúdio MM8 Arquitetura e Interiores. “Dentro do conceito, escolhemos uma persiana que reúne o brilho e textura moderna do alumínio com um toque delicado e jovem da lâmina perfurada”. 

A residência no consultório

A arquiteta Júlia Stradiotto inspirou-se na criação de um consultório com aspecto residencial. “Que trouxesse conforto, beleza, tranquilidade e aconchego aos pacientes”. Ela optou pela Cortina Plissada de 38mm translúcida da Persol para aliar privacidade e a entrada suave de luz solar: “Além de ser uma peça linda, auxilia no conforto acústico e na estética do espaço, reforçando a horizontalidade da janela existente e ampliando o ambiente”, comenta.

Menina de 11 anos

Em um projeto encantador desenvolvido pelas arquitetas Camila Sirtori e Gabriela Esteves Lampert, da Verum Arquitetura, escolheram a Cortina Romana para compor o dormitório de uma menina de 11 anos. “Remete à delicadeza e traz aconchego ao espaço, completando a composição. O tom claro facilita a combinação com o restante do ambiente”. O maior desafio do projeto era aliar toques infantis ao atemporal, solicitado pelos clientes. 

 

A Persol persianas tem orgulho de ter em seu rol de arquitetos e designers de interiores mulheres que criam todo dia projetos incríveis e encantadores que movimentam descobertas.

 

PERSOL CAXIAS

54 3028-2661
Rua Henrique Cantergiani, 101
Bairro Cinquentenário
Caxias do Sul - RS
CEP 95013-180

PERSOL PORTO ALEGRE

51 3222-0670
Rua Voluntários da Pátria, 2576
Bairro São Geraldo
Porto Alegre - RS
CEP 90230-010

PERSOL SC

48 3259-7472
Rua Gerônimo Medeiros, 218
Bairro Flor de Nápoles
São José - SC
CEP 88106-010

PERSOL JUNDIAÍ

11 4537-1111
Av José Benassi, 2696 Lote 04 QD AO
Bairro Parque Residencial Jundiaí (FAZGRAN)
Jundiaí - SP
CEP 13213-085

PERSOL BA

71 3379-5249
Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504
Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
Lauro de Freitas - BA
CEP 42.700-000