Tudo neutro: Por que usar a paleta de cores neutras no quarto

Tudo neutro: Por que usar a paleta de cores neutras no quarto

30.09.2021

Está enganado quem acha que cores neutras deixam o ambiente sem personalidade. Essa paleta de cores cria um ambiente com uma atmosfera mais tranquila e suave, o que faz com que a gente se sinta bem e confortável no cômodo. Além disso, se bem harmonizadas, as cores neutras podem entregar um quarto sofisticado e elegante.


Branco, preto, marrom, cinza e bege, são essas as cores que compõem a paleta neutra. Pode parecer limitado, mas as variações de cada cor podem ser exploradas, criando inúmeras combinações e harmonizações. Elas podem ser usadas também como complemento de outras cores. Mas o principal é que esses tons nunca saem de moda, eles são atemporais. 


Cores vibrantes podem deixar o ambiente mais alegre, mas ao longo do tempo pode causar um cansaço visual. Por isso que investir na paleta neutra não tem erro. Um quarto com essa base de cor te dá a chance de ousar em detalhes que são mais fáceis de modificar posteriormente, como cortinas, edredons, almofadas, tapetes, entre outros. 


Se ainda não está convencido em usar cores neutras, confira algumas vantagens que essa paleta pode trazer para o seu quarto.

 

Amplitude de espaço

 

Em espaços menores e mais apertados, a paleta de cores neutras é uma ótima opção. Se usadas em tons mais claros, as cores podem entregar a sensação que o quarto é maior, amplo e leve. Diferente de quando se é usado cores muito fortes, que podem sobrecarregar o olhar e tornar o ambiente mais compacto.

 

Fonte: Pinterest

 

Tranquilidade

 

Além da amplitude, os tons mais claros deixam o ambiente mais leve e com uma sensação de calmaria. E isso é o que faz mais sucesso em ambientes de descanso e relaxamento, como o quarto, pois paz e sossego são duas coisas necessárias em um cotidiano agitado.

 

Decoração em destaque

 

Como já comentado, cores vibrantes como base causam cansaço visual. Mas ao adotar uma base de cores neutras, você consegue diversificar no restante da decoração, utilizando quadros, obras de artes e esculturas. A vantagem das cores neutras é que com elas você consegue dar mais destaque aos detalhes, sendo possível definir o que será mais atrativo no ambiente.

 

Fonte: Henn

 

Luminosidade

 

Em ambientes que não possuem tantas luzes, ou não é possível inserir outros pontos de luz, usar cores como branco, bege e tons claros de cinza é uma ótima possibilidade. Isso porque essas cores ajudam a deixar o ambiente com mais luminosidade e clareza.

 

Já deu vontade de aderir à paleta neutra para a casa toda, não é mesmo?


Confira outras matérias no nosso blog, que vão te ajudar a transformar a sua casa.
Leia também: 5 ideias para montar e decorar a sua cozinha 
 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000