Um ambiente perfeito para o home office

Um ambiente perfeito para o home office

30.05.2018

Ao abordarmos o home office, muito se fala nas vantagens e desvantagens de realizar as suas funções sem deixar o conforto de casa ou buscando um ambiente alterativo como cafés e escritórios de co-working. O escritório doméstico permite uma maior autonomia para o profissional, que tem a possibilidade de organizar seus horários e tarefas com mais liberdade.

 

Segundo o SEBRAE, o sistema de trabalho deve ser analisado criteriosamente, pois não são todas as funções que devem ser desempenhadas em home office. O órgão listou as principais vantagens e desvantagens, citando a proximidade com a família, a redução do estresse decorrente de deslocamento e alimentação mais saudável como principais pontos positivos na categoria pessoal e familiar. Nas vantagens profissionais, estão a privacidade, a facilidade de obtenção de franquiais que não exigem pontos comerciais, a redução de custos (com transporte, aluguel, refeição e etc) e o autogerenciamento.

 

Já as desvantagens apontam principalmente para a possibilidade de excesso de carga de trabalho, quando o profissional não organiza seus horários da maneira correta. Isto implica ainda na perda da privacidade pessoal e indefinição da vida social. Profissionalmente, o home office pode interferir na atualização em relação aos processos gerenciais e na falta de contato social.

 

Quando o profissional optar pelo home office, alguns fatores facilitam o trabalho diário e colaboram com o aumento da produtividade no ambiente residencial. Destaca-se a escolha da roupa certa para o desempenho da função – afinal, home office não é ficar em casa de pijama no sofá e, principalmente, o ambiente escolhido para o trabalho.

 

O ambiente ideal alia conforto e praticidade. É necessário contar com as ferramentas certas para desempenhar suas funções. Por isso, sugerimos a organização do escritório com base nas suas necessidades. Por exemplo, deixe por perto os objetos que são mais utilizados no dia a dia e organize livros e documentos em uma ordem que seja fácil para a hora da pesquisa.

O espaço personalizado garante mais funcionalidade ao espaço. Além disso, deve-se pensar na ergonomia do escritório. Os móveis devem ser confortáveis, para que não causem desconforto ou problemas de saúde como dor nas costas.

 

Deve-se permitir ainda a entrada de luz natural sempre que possível, mas sempre junto de um reforço de lâmpadas. A iluminação perfeita evita o cansaço durante o período de trabalho. Para isso, cortinas e persianas colaboram na hora de criar o ambiente perfeito.

 

Confira projetos de escritórios para se inspirar na hora de criar o seu home office!

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000