Um novo olhar sobre a história da Persol

Um novo olhar sobre a história da Persol

02.08.2023

Para uma empresa chegar aos 30 anos de história, exige-se dedicação e compromisso, não apenas de uma pessoa, mas de todos aqueles que fazem parte da trajetória. Cada um traz uma bagagem única e talentos profissionais e pessoais que somam no dia a dia de trabalho. Desta forma, consequentemente, cada um também tem a sua visão sobre a marca. Para contar um pouco dos 30 anos de história da Persol, optamos por trazer um novo olhar para conectar aqueles que constroem juntos essa trajetória.

 

Livro homenageia os 30 anos de história da Persol


Um momento tão especial quanto os nossos 30 anos mereciam uma celebração que se destacasse, solidificando este período único da história da Persol. Então, decidimos que nada seria melhor do que deixar a trajetória da nossa empresa no papel, em um livro. Convidamos a escritora Valquíria Vita, da Legado Histórias de Vida, para coletar as informações de mais de 20 pessoas que fazem parte da Persol e transformar em uma “curadoria de memórias”, como ela costuma dizer.
 

O projeto durou cerca de seis meses, do início das entrevistas à finalização do livro. “O incrível foi que contamos com muita gente preparada para falar sobre a história da marca”, comenta a escritora. 


 De um novo olhar, surgem novas percepções sobre a história


Para o projeto de aniversário, foi necessária uma imersão por parte de Valquíria na trajetória da Persol. Foi essa aproximação que permitiu à autora trazer novas percepções, com um novo olhar, de quem ainda não sabia nada sobre o mundo das cortinas e persianas.


Inicialmente, ela comenta que o mais interessante foi descobrir o que levou o negócio a crescer tanto e chegar aos 30 anos, afinal, “não é um feito tão comum”, explica Valquíria. Já no final do projeto, justamente a resposta para o seu questionamento foi a grande lição que ela tirou: “a Persol é uma empresa sólida, que nunca desistiu, mesmo com todos os desafios, o movimento sempre foi para crescer. Tudo sempre foi feito com muito trabalho. Não existe atalho para o sucesso”, comenta.


Valquíria ainda cita outra característica essencial que percebeu ao longo do projeto: a importância das pessoas para que o negócio crescesse e se consolidasse como referência no mercado de cortinas e persianas. “O Rudi sempre foi muito ousado, corajoso, quando ninguém ia para a China, ele já estava lá, mesmo sem falar inglês. A Mirta sempre seguiu para o lado mais humano, e a participação dos filhos deles, Fran e João, foi muito natural, sem uma pressão”, diz.

 


Contudo, o valor humano para a Persol é muito maior, incluindo centenas de pessoas que fazem parte do legado destas três décadas. “Eles deixaram muito claro, também, que a grande diferença são as pessoas que encontraram ao longo do caminho. Alguns profissionais estão lá desde o começo, tem representantes e revendas que sempre apoiaram eles”, pontua a escritora. Ela acrescenta que vê como a empresa sempre acolheu e atendeu todos com muita atenção, o que contribuiu para o crescimento, inclusive nos momentos mais desafiadores como os anos nos quais surgiram mais concorrentes e na própria pandemia.


Uma história atrelada às transformações do mundo


“As tendências mundiais impactam demais a Persol, que sempre esteve conectada às mudanças. O Rudinei é uma pessoa muito inquieta, pude perceber que ele está atento às tendências”, explica Valquíria. Segundo a profissional, ficou muito claro que o livro precisava contextualizar tudo aquilo que acontecia no mundo, da política à moda, para abordar a história da marca.


As transformações mundiais sempre estiveram atreladas à empresa. A automação, por exemplo, uma das mais recentes inclusões no dia a dia das pessoas, já faz parte da trajetória da Persol, que recentemente desenvolveu um aplicativo próprio para suas cortinas e persianas motorizadas.

 


“Foi importante inserir a Persol no mundo, e a própria empresa sabe disso e muda conforme as coisas acontecem”, menciona a escritora ao falar não somente do livro, mas da sua visão sobre o negócio.


Com o projeto, Valquíria conseguiu entender todo o processo por trás de uma grande marca e, claro, dos produtos que fazem parte do dia a dia da população. “Muita gente está envolvida na produção. Consegui compreender também o sucesso dessa empresa, onde todos são muito dedicados. Como a própria Mirta diz, eles almoçam e jantam falando de persianas”, cita.


Transformar 30 anos de história em um livro, não é uma tarefa fácil, mas acreditamos que o nosso maior legado, o cuidado com o bem-estar das pessoas, está presente em cada linha deste projeto e da nossa trajetória.
 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000