Visão estratégica e empenho que consolidaram a unidade Persol de Porto Alegre
09.07.2024
A primeira filial da Persol é um exemplo de como a dedicação e o planejamento são essenciais para o crescimento de uma empresa
A história da primeira filial da Persol tem seu início há mais de 20 anos. Foi em 2003 que Rudi e Mirta decidiram abrir a unidade da marca na capital dos gaúchos, Porto Alegre. Inicialmente, a filial começou como uma distribuidora de componentes, estratégia comercial que fez a Persol tornar-se fornecedora para outras pequenas empresas do segmento. Porém, a visão empreendedora de Rudi e Mirta e o empenho da equipe consolidaram a unidade como referência no mercado.
Saiba mais sobre a consolidação da unidade de Porto Alegre
O início da história da Persol na capital foi a partir de um passo de coragem, do empreendedorismo e da estratégia. As atividades da empresa se limitavam à organização de estoque e à separação de materiais para revenda, em um mercado competitivo com concorrentes próximos fisicamente.
Na abertura, a empresa contava com apenas cinco funcionários, sendo coordenados pela irmã mais velha de Rudi, Walkiria, como gerente administrativa. Como ela relembra no livro comemorativo de 30 anos da Persol, apesar de nunca ter trabalhado em um setor administrativo, Walkiria topou o desafio. No início, achou que administraria um pequeno escritório, em uma salinha alugada.
Mas Rudi tem o costume de sempre pensar (e agir grande), e a Persol de Porto Alegre logo migrou para um grande pavilhão.
Aos poucos, a distribuidora passou a fabricar os modelos mais conhecidos da época: persianas horizontais e verticais. E menos de um ano depois, em junho de 2004, a Persol expandiu significativamente ao adquirir uma fábrica que estava fechando as portas em Porto Alegre.
Foi um salto com um aumento de 45 funcionários na equipe, além da inclusão de maquinário e linhas de produção de persianas e cortinas especiais. Assim, além de persianas verticais e horizontais, a unidade também começou a produzir cortinas especiais, como Rolô, Romana e Celular, para atender a enorme demanda na região metropolitana.
Inauguração do Showroom - 2010
O investimento de Rudi e Mirna foi assertivo, vislumbrando um mercado que crescia cada vez mais. Ao longo dos anos, a Persol assumiu não somente a clientela já estabelecida da fábrica adquirida, mas também expandiu as vendas para a região metropolitana com produtos de alta qualidade e mão de obra capacitada.
Atualmente, são mais de 400 clientes ativos de cidades como Canoas, Novo Hamburgo e a própria capital gaúcha. Cortinas motorizadas e persianas de grandes dimensões são os produtos favoritos nessa região, especialmente em residências e empreendimentos de alto padrão, que ganham cada vez mais espaço no horizonte de Porto Alegre.
Para o futuro, a unidade da Persol na cidade contará com uma sede própria. A obra já foi iniciada e nos proporcionará muitas novidades.
Neste momento, a equipe comemora o reestabelecimento completo da fábrica, que foi atingida durante as enchentes de maio do Rio Grande do Sul. O time da unidade precisou esperar cerca de um mês para conseguir acessar novamente a empresa e dar início aos trabalhos de limpeza e recuperação. Neste período, a Persol POA recebeu todo o apoio logístico das filiais de Caxias do Sul e Florianópolis, mantendo o compromisso com os clientes.
Conheça algumas curiosidades da arquitetura na capital do Rio Grande do Sul
A cidade da nossa primeira filial é rica em história e cultura, e isso se reflete em sua arquitetura diversificada. Além do investimento que acontece para a construção de imóveis de alto padrão, condomínios fechados e grandes empreendimentos, os prédios históricos da capital também são sinônimo de imponência e estilo.
Um dos destaques é o Mercado Público, construído em 1869, que combina elementos neoclássicos e neogóticos e abriga uma grande variedade de lojas e restaurantes. Outro ponto emblemático de Porto Alegre é o Palácio Piratini, sede do governo estadual, cuja construção remonta ao final do século XIX e apresenta uma fachada de influência neorrenascentista.
Outro prédio que não pode ficar de lado quando falamos da arquitetura marcante na capital é a Usina do Gasômetro. Originalmente uma usina de gás, foi desativada em 1974 e posteriormente revitalizada para se tornar um centro cultural e de lazer.
Localizada às margens do Rio Guaíba, a Usina do Gasômetro se tornou um marco cultural. Hoje o prédio abriga exposições, espetáculos teatrais, shows musicais e oferece uma vista deslumbrante do pôr do sol, tornando-se um ponto de encontro popular para moradores e visitantes.
Porto Alegre hoje acolhe a nossa segunda unidade no Rio Grande do Sul e, também, nos encanta com suas belezas. Então, quando visitar a nossa fábrica, aproveite para conhecer a capital!
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
SÃO JOSÉ - SC
48 3049-8900- R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
- CEP 88122-001
JUNDIAÍ - SP
11 4431-6600- Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
- CEP 13213-180
LAURO DE FREITAS - BA
71-98796 7006- Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
- CEP 42700-000