5 dicas de como criar um ambiente sustentável

5 dicas de como criar um ambiente sustentável

19.05.2022

Transformar um ambiente em um local sustentável pode ser mais fácil do que você imagina. Algumas atitudes simples como reaproveitar materiais ou saber utilizar os recursos naturais, já bastam para garantir mais qualidade de vida para quem vive ou trabalha no espaço. Por isso, separamos cinco dicas essenciais, e super práticas, para você transformar o seu ambiente de casa ou de trabalho. Confira:

 

1 – Economizar energia

 

Aproveitar e valorizar a luz solar é tendência nos projetos arquitetônicos mais modernos. A incidência da luz deixa os ambientes com aspecto mais clean e despojado, sem falar na redução do consumo na conta de luz.
Caso sua casa ou escritório não recebam tanta incidência da luz solar, outra alterativa é optar por lâmpadas de LED, já que essas gastam até 70% menos energia e sua durabilidade é alta. Você também pode optar por cortinas e persianas translúcidas, de cores claras, pois elas ajudam a deixar o cômodo mais iluminado e amplo. Confira mais sobre cortinas translúcidas aqui no nosso blog .

 


Foto: Mateusz Butkiewicz / Unsplash

 

E não podemos deixar de citar as boas ações como apagar as luzes quando não há ninguém no espaço; tirar eletrodomésticos e carregadores da tomada quando não utilizados; usar o ar-condicionado com consciência.

 

2 – Quanto mais verde melhor

 

Paredes e telhados verdes já são realidade nas construções. Esse tipo de decoração, além de deixar o visual incrível, ajuda na acústica do ambiente afastando ruídos da parte interna, além de amenizar a temperatura. Isso porque as plantas funcionam como um escudo contra o excesso de calor.

 


Foto: Jannet Serhan / Unsplash

 

Cultivar seu próprio jardim, ou uma hortinha, vai proporcionar maior bem-estar para você e sua família. Além, é claro, de melhorar consideravelmente a qualidade do ar e disponibilizar temperos frescos. Caso você não tenha muito espaço, confira a nossa dica para criar um jardim de suculentas .

 

3 – Reaproveite materiais

 

Com um pouco de criatividade, qualquer objeto ou móvel velho pode se tornar algo novo, único e com um novo propósito. Caixotes e pellets são extremamente versáteis e econômicos, podendo se tornar uma pequena estante, base para estofados, mesa de centro, entre outros.
Você também pode aproveitar potes de vidro, latas e outros recipientes para cultivar suas plantinhas, ervas e temperos. Mas também você pode pesquisar e conferir a procedência dos materiais que está consumindo, pois muitos já são feitos com materiais reciclados, e/ou renováveis. Como é o exemplo da nossa Collection Ecoscreen.

 


Collection Ecoscreen 5%

 

Essa collection, que pode ser utilizada nas cortinas Rolô, Romana e Painel, é ecofriendly, desenvolvida com material 100% PET. Ela está disponível nas versões 1% e 5%, que permitem o controle perfeito da visibilidade e da iluminação dos ambientes, aliado à proteção solar. Na versão Blackout Ecoscreen Foam bloqueia a luz solar externa.

 


Collection Blackout Ecoscreen Foam

 

4 – Smart equipaments

 

A tecnologia, além de facilitar o nosso dia a dia, também já grande aliada da sustentabilidade. Hoje temos uma gama enorme de equipamentos para a casa que são inteligentes e otimizam o nosso cotidiano. Um exemplo são as torneiras com sensores, que reduzem em até 70% o uso de água. Há também chuveiros com acionamento automático, que interrompem o fluxo quando não reconhecem a presença humana.

 


Imagem: Reprodução

 

5 – Separar o lixo

 

O mais básico dos itens, separar o lixo orgânico do lixo seco. Esse simples gesto permite dar o destino correto aos resíduos que demorariam anos para se decompor. E ainda ajuda a evitar a poluição da terra e dos rios, resultando numa paisagem e ar mais limpos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000