Aromaterapia: o que é e como utilizar em cada ambiente da casa

Aromaterapia: o que é e como utilizar em cada ambiente da casa

23.06.2022

O aroma de flores, frutos e outros vegetais encantam qualquer um que entra em um ambiente. Isso porque proporciona uma sensação agradável, além de beneficiar diversos aspectos da saúde, quando aplicados à aromaterapia.
No blog de hoje vamos explicar o que é e como funciona essa técnica e, como ela pode ajudar no bem-estar em cada cômodo da sua casa. Confira!

 

O que é a aromaterapia?

 

A aromaterapia é uma antiga técnica natural, que mistura óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais. Seu aroma e suas partículas liberadas estimulam diferentes partes do cérebro, que podem ajudar a aliviar diversos sintomas, promover o bem-estar e fortalecer o sistema imunológico.

 


Foto: Elina Fairytale / Pexels

 

Existem diversas fragrâncias disponíveis, como a lavanda, gerânio, pera, pimenta rosa, os cítricos de tangerina e limão, e outros que podem impactar nos seus ambientes por meio do olfato. Cada uma possui um objetivo e finalidade, que pode te ajudar a:
- aliviar a ansiedade;
- induzir o relaxamento;
- ajudar na insônia;
- promover sensação revigorante;
- melhorar a saúde da mulher;
- tratar doenças respiratórias, como a asma;
- amenizar dores musculares;
- estimular as defesa naturais do corpo;
- auxiliar no desenvolvimento cognitivo e concentração.

 

Benefícios em cada ambiente

 

Você pode usar essa técnica para auxiliar na função de cada ambiente da casa. Isso poderá trazer além do bem-estar, estímulos para cada respectiva atividade.

 


Foto: Charlotte May / Pexels

 

•    Para o quarto, tranquilidade

O quarto é o ambiente de descanso do lar, voltado para recarregar as energias e relaxar. É um dos espaços mais adequados para a aromaterapia. As essências que podem ser utilizadas no cômodo são a lavanda, que atua como calmante, e o óleo de gerânio. Esse último é um grande colaborador no tratamento do estresse, insônia e ansiedade, sem falar que possui propriedades antioxidantes, bactericidas, anti-inflamatórias, antissépticas e adstringentes.

 

•    Banheiro com autocuidado

O banheiro é o lugar do seu autocuidado, ele até pode fazer o papel de spa na sua casa. Se usar aroma de limão, além de deixar o ambiente suave e agradável, a essência é antisséptica e bactericida. O óleo essencial de pimenta rosa também é uma opção para banheiros, já que auxilia na limpeza de pele, no tratamento de acne e, se usar durante o banho, promove o relaxamento.

 


Foto: Monstera / Pexels

 

•    Sala de estar para relaxar

Na sala de estar você pode usar diversos aromas para diferentes funcionalidades. Um bom exemplo é o alecrim, que estimula a concentração e a memória; ou então a tangerina que promove o bem-estar, sensação de alegria, revitaliza e refresca o lugar.

 

•    Aumente o apetite na cozinha

Em teoria, a cozinha já é recheada de aromas dos próprios alimentos. Entretanto, é possível aumentar ainda mais a vontade de saborear a comida enquanto alivia tensões. Os aromas de pera e laranja são doces, capazes de estimular o apetite e relaxar a mente. Enquanto isso, como são cítricos, esses aromas atuam como desodorizantes, eliminando o cheiro de gordura do ambiente.

A aromaterapia pode ser aplicada em forma de velas aromáticas, aromatizadores, óleos essenciais, sprays, incensos, sabonetes líquidos. Também pode ser em compressas, escalda-pés ou até mesmo na massagem ou banho para momentos de autocuidado e relaxamento. Sem falar que é uma ótima opção de presente, afinal, quem não ama um aroma gostoso no ambiente, não é mesmo.

 

Leia mais: Design Biofílico: entenda a tendência e saiba como aplicá-la em sua casa
Leia também:  Wellbeing: como o conceito está influenciando nas nossas decisões 

 

Foto destaque: Alesia Talkachova / Pexels
 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000