Como limpar suas cortinas e persianas de maneira correta para manter a durabilidade dos produtos

Como limpar suas cortinas e persianas de maneira correta para manter a durabilidade dos produtos

12.02.2024

Cuidar das suas persianas e cortinas não só realça a beleza das peças, como também mantém seu espaço mais saudável. Por isso, para o artigo de hoje, separamos dicas essenciais de como você pode fazer uma limpeza eficaz e segura das peças que compõem os seus ambientes.


Faça a aspiração regular

 

A limpeza frequente das cortinas e persianas é essencial para a sua durabilidade. Entretanto, isso não significa que você precisa lavá-las semanalmente. Para uma limpeza mais leve, faça a aspiração regular das peças.

 

Passar o aspirador de pó a cada uma ou duas semanas evita o acúmulo de poeira nas superfícies. Claro, o indicado é fazer isso com o bocal de escova, que permite uma aspiração mais suave. Para as persianas, o aspirador pode ser substituído pelo espanador nas lâminas.
 

 

Estes cuidados mantém a beleza das peças e ainda reduzem a quantidade de ácaros e poeira nos ambientes de forma geral, levando mais saúde para os moradores, principalmente os alérgicos.

 

Evite o uso de água em excesso na limpeza de persianas

 

A regra é simples: para a limpeza de persianas, nunca use água em excesso. Porém, o que isso significa na prática? Jamais lave os produtos com mangueiras, por exemplo. Na hora de limpar as lâminas, sempre escolha usar um pano úmido.

 

O cuidado para não encharcar as lâminas é essencial principalmente para as persianas produzidas em madeira, que podem mofar com o passar dos anos. Portanto, com as lâminas fechadas, passe um espanador, pano macio úmido ou seco, ou aspirador com bocal de escova. Use esponja úmida com sabão neutro para uma limpeza mais profunda.

 

 

Além disso, não faça movimentos muito fortes na hora de “esfregar” as lâminas. A suavidade evita a dobra e quebra de lâminas mais sensíveis como as de alumínio.


Preste atenção aos tecidos


Antes de incluir a lavagem das cortinas na sua rotina de limpeza, certifique-se de escolher o método correto para isso. De forma geral, todos os modelos podem passar pela limpeza frequente com o aspirador.

 

Já para a limpeza mais pesada, é preciso prestar atenção ao tipo de tecido da peça. Enquanto persianas de madeira e metal devem ser limpas com a menor quantidade de água possível, algumas cortinas podem ser lavadas diretamente na máquina.

 

As cortinas especiais, produzidas com tecidos mais resistentes, como o blackout ou as telas solares, devem ser limpas com o uso de uma esponja ou pano úmido e sabão neutro.  Nunca faça o uso de produtos químicos, que podem danificar a trama ou manchá-la.
 

 

Já para as cortinas de tecido tradicionais, produzidas com voil ou sintético, por exemplo, lave manualmente ou em máquina no programa delicado, sem centrifugar. Deixe de molho em sabão neutro ou de coco por até 40 minutos para limpeza profunda, e seque na sombra.

 

Aquelas produzidas com tecidos naturais como o linho ou seda devem, preferencialmente, ser lavadas por profissionais e empresas especializadas devido à sensibilidade. A exceção fica para o algodão, que pode ser colocado na máquina de lavar caso já tenha passado pelo processo de encolhimento.

 

Com essas dicas, suas persianas e cortinas Persol permanecerão deslumbrantes por muito mais tempo. Mantenha um ambiente saudável e elegante em sua casa!
 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000