Defina o estilo da decoração por meio dos moodboards

Defina o estilo da decoração por meio dos moodboards

07.07.2022

Todo o processo criativo precisa de inspiração, mas muitas vezes não sabemos por onde começar. Principalmente quando se trata em decorar cada ambiente da casa. No entanto, para ajudar nesse processo, existem alguns hacks, ou ferramentas, que podem despertar a criatividade. Como é o caso dos moodboards, ou painéis de inspiração. Além de ajudar a despertar ideias, os moodboards podem ajudar também a definir o estilo da decoração.

 

Mas o que são moodboards?

 

Moodboard pode ser traduzido como quadro de ideias, quadro de humor, entre outros termos. Entretanto, na sua essência ele funciona como um painel de inspiração, juntando diversas referências relacionadas a um assunto específico. Como por exemplo formas, cores, texturas e materiais.
Essa ferramenta pode ser utilizada em diversas áreas do conhecimento, como a publicidade, arquitetura, design de interiores e moda. Isso porque ele ajuda a seguir um conceito para o que se está criando.
Aqui na Persol utilizamos muito os moodboards para representar cada modelo de cortina e persiana, e coleção de tecido com sensações e inspirações de como nossos clientes podem utilizar cada uma.

 


Moodboard para a Collection Bolero Romance

 

Como criar um moodboard

 

1 – Escolha o formato

O moodboard é versátil e pode ser montado em diversas plataformas e maneiras. Ele pode ser digital, em que você pode utilizar o Photoshop ou aplicativas específicos para moodboards para design de interiores, como é o caso do Morpholio
Outra forma de criar o moodboard é offline. Escolha uma lâmina para ser o painel e reúna todas as referências sobre uma mesa. Pode ser recortes de revistas, jornais, plantas, tecidos, amostras de revestimentos e até objetos pessoais. A única desvantagem do offline é que o processo demanda mais tempo e disponibilidade.
Independente do formato do moodboard, o ideal é montá-lo junto com o cliente, assim ele consegue opinar e definir o estilo da decoração.

 

2 – Paleta de cores

Um bom ponto de partida para o moodboard é definir as cores de cada ambiente. Elas podem mudar durante o processo, mas pelo menos você consegue iniciar o processo de busca por referências.
Cada uma de nossas collections são representadas por uma cor e, assim, os moodboards seguem esse padrão, criando um visual harmônico e agradável.

 


Moodboard Collection Samba e Zambezi

 

3 – Reúna referências

Reunir referências é o momento mais essencial para a criação de um moodboard. Aqui a ideia é deixar a criatividade fluir para tentar captar exatamente o que o cliente quer no projeto. Como falado, peça para que ele traga objetos pessoais, recortes de revista, tecidos e mais o que ele acha que seja válido como referência e expresse o que ele deseja no ambiente. Todavia, para ajudar, você também pode buscar referência de imagens em plataformas como Pinterest , ou então banco de imagens como o pexels e unsplash .

 

4 – Faça a colagem

Essa parte não tem regra ou segredo, é só juntar todas as referências para visualizar se elas combinam entre si. Mude o posicionamento dos objetos, inclua e retire materiais até chegar em uma composição que cumpra a necessidade do cliente.

 


Moodboard para Collection Amazon

 

5 – Revise o material

Depois de feita a colagem, deixe o material “descansar” por algumas horas, ou um dia inteiro antes de ser finalizado. Dar esse tempo é fundamental, pois a ideia do cliente pode mudar sobre alguns detalhes. Depois dessa pausa, revise o moodboard e finalize o projeto.
 

Uma dica para sempre ter conteúdo para mostrar e despertar a criatividade dos clientes é ter pastas de referências no Pinterest. A página da Persol contém uma infinidade de possibilidades para testar em seus moodboards. Confira aqui .
 

Leia também: Saiba como escolher a melhor cortina para a sua cozinha .

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000