Para as energias fluírem melhor: como combinar cortinas com a técnica do Feng Shui na decoração da sua casa

Para as energias fluírem melhor: como combinar cortinas com a técnica do Feng Shui na decoração da sua casa

28.07.2022

As vezes basta uma renovação no ambiente para melhorar o bem-estar em toda a casa. E, para aqueles que desejam atrair prosperidade, boas energias, proteção e harmonia, uma ótima opção é seguir a técnica do Feng Shui.

 

Mas afinal, o que é Feng Shui?

 

É uma técnica milenar chinesa de decoração de ambientes. Ela consiste na harmonização de objetos e móveis com os elementos e fluxo da natureza. O Feng Shui molda a energia que se move pela casa, influenciada pela disposição dos móveis e outros itens do décor. Ele também considera a interação do ser humano com as forças da natureza. Ou seja, o Feng Shui tem como objetivo harmonizar positivamente o ambiente, para uma vivência muito mais leve e tranquila.

 


Foto: Pixabay

 

E como aplicar a técnica na decoração?

 

O Feng Shui é aplicado por meio da decoração, paisagismo, design de interiores, arquitetura, na disposição dos móveis, no uso das cores, na aplicação de materiais, preferencialmente naturais, nas imagens e formas dos ambientes. E, para guiar essa aplicação, existe um mapa que ajuda a definir como será todos os aspectos anteriores descritos. Esse mapa chamamos de Baguá.
O Baguá possui formato octagonal para poder identificar na planta baixa, o que precisa ser harmonizado em cada cômodo. Cada um dos cantos do Baguá é conhecido como guá e simboliza uma área da vida. São elas: trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família e espiritualidade.

 


Exemplo de Bágua. Fonte: Viva Decora

 

Depois de aplicado o Baguá na planta baixa de sua casa, você vai identificar em cômodo está cada guá. Para ativar cada um dos guás, decore-o de acordo com as cores, formas e elementos Feng Shui.
Como por exemplo, no guá identificado como da família, você irá utilizar uma paleta de cor que inclua o verde, além de acrescentar elementos em madeira e formas mais retangulares. Isso porque recorremos às nossas origens e raízes para encontrar forças para superar obstáculos e fases difíceis. Para saber mais quais as cores, formas e elementos de cada guá, acesse aqui.

 


Foto: Thorn Yang / Pexels

 

E como combinar cortinas com o Feng Shui?

 

Na filosofia do Feng Shui, a iluminação está diretamente ligada ao nosso humor e energia. Dessa forma, é fundamental controlar a entrada e saída de luz do ambiente. No entanto, isso se deve fazer de forma leve harmônica, combinando as cores e elementos de cada guá
Para a técnica, as cortinas simbolizam o lado carinhoso e afetuoso dos relacionamentos. Por isso, prefira o uso de cortinas mesmo em vez de persianas, pois elas criam muito mais leveza ao ambiente. Mas é importante se atentar ao material do tecido e nas cores. Optar por tecidos leves e claros são escolhas certeiras. Os materiais opacos devem ser utilizados somente para substituir os blackouts, mas sem que fiquem cobrindo a luz durante o dia todo. A luz deve sempre entrar.

 


Projeto Heck Arquitetura

 

Depois de aplicar o Feng Shui e saber como decorar a sua casa, entre em contato com a sua revenda Persol mais próxima para escolher o melhor modelo e tecido de cortina para cada ambiente. Fale conosco e encontre a revenda mais próxima de você.
Leia também: Aromaterapia: o que é e como utilizar em cada ambiente da casa.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000