A unidade onde tudo começou para a Persol

A unidade onde tudo começou para a Persol

17.09.2024

A unidade de Caxias do Sul foi o ponto de partida para o Grupo Persol impulsionar seus produtos para o mercado nacional de cortinas e persianas

 

A história da Persol teve início em 1993, na garagem de uma casa, em Caxias do Sul — na época, uma pequena cidade com 260 mil habitantes. Foi no espaço que Rudinei Santos e Mirta Grechi começaram a dar vida à trajetória da empresa que hoje é referência no segmento.

 

O início da nossa história em Caxias do Sul

 

A Persol iniciou, oficialmente, no porão da casa do pai de Rudi, no inverno de 1993. “A Casa do Cristóvão”, como a família chamava, tinha esse nome porque ficava de frente para o Colégio Cristóvão de Mendoza, na tranquilidade do bairro Cinquentenário.

 

Na época, tudo, literalmente, era manual. Como a Persol ainda não contava com funcionários, eram Rudi e Mirta que cortavam os trilhos, mediam tecidos e montavam as persianas verticais produzidas. Foi somente em 1996 que a primeira contratação aconteceu.

 

Ainda nos anos 1990, a empresa começou a expandir o atendimento para outras cidades: o primeiro grande cliente fora da cidade foi de Santa Maria. A partir disso, o crescimento foi muito rápido e, em 2005, “A Casa do Cristóvão” deu lugar ao primeiro pavilhão próprio da Persol com 500m²– há uma quadra de distância da casa onde tudo começou.

 

Fachada da primeira sede própria

Fachada da primeira sede própria

 

Com a mudança para este novo espaço, a Persol ficou ainda mais estruturada: tinha uma sólida organização de administrativo, comercial e produção. Tudo para futuramente dar o suporte necessário para a abertura das demais unidades da empresa e se tornar reconhecida pelo alto padrão de qualidade.

 

A história dos 30 anos da Persol recentemente foi documentada em formato de livro, a partir da visão da escritora Valquíria Vita, da Legado Histórias de Vida. Ela coletou as informações de mais de 20 pessoas que fazem parte da Persol e transformou em uma “curadoria de memórias”, como costuma dizer. A versão digital está disponível online.

 

 

No polo industrial, nos destacamos com o cuidado artesanal

 

A matriz da Persol se localiza em uma cidade que nos acolhe com muito carinho. Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, cresceu e se transformou ao longo destes 30 anos de história. O número de habitantes do município dobrou, assim como as empresas que também escolheram ter suas fábricas na região.

 

Todo o desenvolvimento faz de Caxias do Sul um polo metalmecânico industrial do Rio Grande do Sul e uma referência nacional. E em meio às indústrias de transformação, a Persol cresceu sem perder todo o cuidado artesanal na produção.

 

Assim, conseguimos aliar a tecnologia atual das indústrias, a expertise dos profissionais locais e a capacidade logística da cidade ao nosso desenvolvimento perfeccionista de cortinas e persianas.

 

Conforme comenta o gerente comercial, Vitor Hugo Kuhn, com 14 anos de trajetória na Persol, um dos destaques da unidade é a capacidade de adaptar estratégias às especificidades de cada mercado.

 

Para Vitor, o sucesso da empresa reside na qualidade e diversidade de seus produtos, aliado a um atendimento ao cliente excepcional. “À medida que você trabalha com seu cliente, ele deixa de ser apenas um cliente e se torna um amigo. O maior patrimônio dos vendedores é o cliente”, destaca ele.

 

Uma estrutura completa para produzir com qualidade

 

A unidade-matriz da Persol também mudou muito em comparação com o início na “Casa do Cristóvão”. Atualmente a empresa ocupa um pavilhão com quase o dobro do tamanho do primeiro construído: são 900m². A mudança de endereço aconteceu em 2010, quando o espaço anterior já havia se tornado pequeno para o porte da empresa. O bairro escolhido para a construção do novo prédio foi aquele que, desde os anos 90, a família nutre um forte sentimento: o Cinquentenário.

 

Em 2017, a Persol Caxias ocupou outro pavilhão, que tornou-se seu centro de distribuição e recebimento de importações, melhorando muito a logística desses dois processos. O espaço conta com mais 1300m². Além disso, um terceiro local é usado somente para a produção das cortinas com 550m².

 

 

O tamanho da unidade é um reflexo do que hoje se tornou o Grupo Persol: uma empresa com cinco montadoras em diferentes estados e regiões do Brasil, cada uma com seu depósito próprio repleto de produtos à pronta entrega para facilitar a logística.

 

No total, somamos mais de 10 mil metros quadrados de planta fabril buscando atender com eficiência os pedidos de cada cliente com alta qualidade. A empresa que teve início em um pequeno porão desenvolvendo apenas persianas verticais, hoje conta com mais de 600 produtos no catálogo, levando ao mercado versatilidade para contribuir com a proteção solar e decoração de ambientes residenciais e comerciais.

 

Escolha sentir e transformar a percepção dos ambientes com a gente. Procure uma revenda perto de você.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000