Cortinas ou persianas para usar no inverno? Veja qual escolher

Cortinas ou persianas para usar no inverno? Veja qual escolher

21.07.2022

O inverno, principalmente na região sul do país, é a estação mais difícil do ano. Isso devido ao frio, chuvas, vento e principalmente pelo aumento de alergias nas pessoas. Além de alergias e doenças causadas pelo clima frio, muitas dessas pessoas são alérgicas ao acumulo de pó que pode ter em cobertores, roupas de lã, tapetes e até em cortinas.
No entanto, com uma simples escolha de modelo e tecido de cortinas, é possível evitar a maior parte da incidência dessas doenças. Separamos alguns tópicos para você avaliar e decidir se usa cortina ou persiana durante o inverno. Acompanhe!

 

Isolamento térmico

 

Uma das principais características que buscamos para o inverno é algo que possa manter a temperatura do ambiente agradável. E as cortinas são elementos que podem ajudar nesse quesito. Na Persol, são diversos modelos e collections que podem ajudar a manter a temperatura do espaço mais quentinha. Como é o exemplo da Cortina Celular, que com sua estrutura inspirada nos favos de mel e células duplas, proporciona amenização do frio e, no verão evita que o calor entre. Esse modelo possui proteção antiestática que evita o acúmulo de pó no tecido.

 


Cortina Celular 25mm, Collection Samba Vision – Projeto: Heck Arquitetura

 

Outra boa opção são as cortinas tradicionais de tecido. Principalmente se o tecido for mais grosso, pois ajuda a manter a temperatura mais aconchegante. Durante o dia é ideal deixar as cortinas abertas e, no final do dia, fechá-las, assim o calor do sol permanecerá por mais tempo no ambiente. Um tipo de tecido muito procurado é o blackout, que além de te ajudar a dormir melhor isolando a iluminação, seu tecido é mais espesso, controlando a temperatura.

 


Cortina Tradicional de Tecido Wave – Revenda: Boutique do Papel

 

Para higiene

 

O acúmulo de ácaros e fungos aumenta nessa época devido à falta de ventilação, ao excesso de umidade e concentração de pó. Para ajudar a evitar possíveis alergias, muitas collections da Persol possuem propriedades antialérgicas e antifúngica. Os tecidos antialérgicos apresentam baixa emissão de substâncias químicas, conhecidas como compostos orgânicos voláteis (COV), sendo menos agressivos aos usuários sensíveis. Esses tecidos possuem certificação Greengard e Greengard Gold. Já os tecidos antifúngicos recebem tratamentos específicos para evitar que fungos, bactérias e ácaros se proliferem, prevenindo assim algumas doenças respiratórias.
Entretanto, optar por persianas horizontais ou verticais também pode ser uma boa escolha. Principalmente se for de materiais como madeira ou PVC. Isso porque elas se tornam mais fáceis de limpar e deixam o ambiente mais higiênico, são resistentes, práticas e excelentes para manter o controle da luminosidade.

 


Persiana Horizontal 50mm de PVC

 

Caso você esteja pensando em trocar as cortinas por persianas, mas tem medo de perder o charme, saiba que as persianas são peças sofisticadas, modernas e que combinam com a maioria dos estilos de decoração. Sem falar que entregam tudo o que outro tipo de cortina oferece.

 


Persiana Horizontal de Madeira 50mm, Coleção Bamboo na cor preta – Projeto: Mariana Ordahy

 

Depois dessas definições, agora você poderá definir qual tipo de cortina será melhor para a sua casa. Mas é importante lembrar também que, não é só o modelo da cortina que influência, são diversos fatores que podem ocasionar uma temperatura ambiente amena e um espaço livre de ácaros e fungos. Se caso você precisa de mais dicas de limpeza de cortinas, você pode continuar no nosso blog e ler sobre a limpeza de persianas, como lavar cortinas em casa e como mantê-las limpas por mais tempo . 
 

Quer conhecer mais sobre os tipos de cortinas da Persol? Acesse o nosso site e fale conosco!
 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000