Maison & Objet 2022: os destaques da principal feira de design, decoração e estilo de vida de Paris

Maison & Objet 2022: os destaques da principal feira de design, decoração e estilo de vida de Paris

07.04.2022

Maison & Objet Paris é a maior feira de decoração da França e uma das maiores exibições de decor e design do mundo. O evento aconteceu entre os dias 24 e 28 de março de 2022, em Paris no Parque de Exposição Nord Villepinte, com mais de 1,8 mil expositores de todo o mundo. O tema da feira desse ano foi “Novo Luxo”, com a promessa de entregar produtos, inovações e colocar no mapa designers novos e talentosos.
Foram 14 setores de exposição, com instalações de nomes reconhecidos que mostraram o melhor em tecnologia e design. Também foram realizadas 23 palestras e workshops, quatro novos espaços para curadoria das novidades da temporada e a premiação Rising Talents Awards Japan .

 

O Novo Luxo

 

O luxo foi grande destaque desta edição da feira, nos fazendo repensar o conceito de Uber Luxury, o qual combina o fino artesanato com tecnologia. Ou seja, físicos e matemáticos entram em ação em conjunto com os designers, dando vida a objetos exclusivos e totalmente conectados.

 


Birds of Nathalie, tapete design Nathalie Lété. Foto: Reprodução/CASACOR

 

Outro conceito que ganha nova cara é o Lux Populis. Este tem grande influência da cultura pop, impulsionada por uma geração que foi criada em redes sociais e atenta aos valores de inclusão. Com o Lux Populis o luxo toma as ruas e se torna urbano.

 

Retrô e nostalgia de volta

 

Uma das mensagens mais claras da Maison & Objet 2022 é que o estilo retrô está de volta em formas, cores e temáticas. Como é o caso desse ambiente montado pelo arquiteto francês Tristan Auer, que fez um tributo ao bem-estar de viver próximo ao mar.

 


Tristan Auer / Divulgação

 

O arquiteto se inspirou na linguagem das praias francesas do pós-guerra, em cores pastel e no design da época nos objetos. O foco dessa “lembrança” é criar refúgios, nos inspirar e proporcionar esperança.
Outro exemplo é o lugar projetado por Julien Sebban, do Studio Uchronia, que partiu do princípio de que móveis, acessórios e espaços precisam estimular felicidade e criatividade. Ele utilizou formas fluidas, pop, lúdicas, cores típicas das décadas de 1980 e 1990, além de materiais somente reciclados ou reaproveitados. Entregando justamente a consciência da importância do design circular.
 


Foto: Italian Bark / Reprodução

 

Biofilia

 

Como já vimos aqui no nosso blog Design Biofílico: entenda a tendência e saiba como aplicá-la em sua casa, a Biofilia é um assunto, e conceito, que está muito em alta nas casas das pessoas. Queremos cada vez mais nos aproximar da natureza e trazer ela para dentro dos nossos espaços. Não é de se admirar que esse design esteve presente na maior feira internacional de decor.
Um exemplo, são as esculturas biomórficas da artista Toru Kurokawa. Ela utilizou argila e se inspirou em estruturas biológicas, como colmeias, corais, germinação e cristalização naturais.
 


Argilas orgânicas de Toru Kurokawa. Foto: Italian Bark / Reprodução

 

Fiquem ligados, nos próximos meses já começamos a ver as novas tendências sendo colocadas em prática.

Leia também: Uma feira, inúmeras tendências: como foi a Movelsul 2022

 

Foto destaque: MAISON&OBJET / Maison d’été

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CAXIAS DO SUL - RS

54 3028-2661
  • Rua Henrique Cantergiani, 101, Bairro Cinquentenário
  • CEP 95013-180

PORTO ALEGRE - RS

51 3222-0670
  • Rua Voluntários da Pátria, 2576, Bairro São Geraldo
  • CEP 90230-010

SÃO JOSÉ - SC

48 3049-8900
  • R C Loc. Empresarial Mansur S/N - Quadra 04, Lote 36, Bairro Sertão do Maruim
  • CEP 88122-001

JUNDIAÍ - SP

11 4431-6600
  • Antônio Ovídio Rodrigues, 1451, Galpão 1 - Bairro Pq. Industrial Jundiaí III
  • CEP 13213-180

LAURO DE FREITAS - BA

71-98796 7006
  • Rua Everaldina Bonfim da Paz, 504 - Bairro Itinga- lot. Pérola Negra
  • CEP 42700-000